O jornalista itamogiense, Wanderley Garcia, que mora em Campinas, e sua companheira, a piracicabana e também jornalista Gloria Cavaggioni, começam nesta quinta-feira, dia 27, a expedição literária Caminhos Erico Verissimo. A primeira parada será em Porto Alegre e marca o início de uma aventura de turismo literário de 13 dias em busca de elementos que compõem a vida e a obra do escritor gaúcho que viveu de 1905 a 1975 e escreveu obras como O Tempo e o Vento, Olhai os Lírios do Campo e Incidente em Antares.
Wanderley é de Itamogi, onde tem familiares, estudou em Muzambinho na juventude e atualmente trabalha na Câmara Municipal de Campinas.
A expedição deverá percorrer de carro cerca de 2 mil quilômetros no Rio Grande do Sul, por no mínimo sete cidades. “O roteiro não está fechado. Temos uma programação prévia e vamos fazendo mudanças à medida que a expedição vai acontecendo. Acreditamos que teremos muitas surpresas pelo caminho”, explica Wanderley.
A primeira parada da expedição, no próprio dia 27, deverá ser na Casa Mario Quintana, em Porto Alegre, onde fica a Biblioteca Erico Verissimo. O espaço cultural fica no hotel Majestic, onde Quintana morou, no Centro Histórico da capital gaúcha. O que pouca gente sabe é que Erico Verissimo também morou uma curta temporada no local, pouco depois de se casar com Mafalda, quando se mudou de Cruz Alta para Porto Alegre.
A expedição também passará pelo Espaço Força e Luz, que tem uma exposição dedicada a Verissimo, e fará um tour pelo Centro Histórico da capital, onde há diversas referências à vida e à obra do escritor.
Em seguida, o casal irá a Bagé, no sul do estado, onde vai conhecer a cidade cenográfica do filme O Tempo e o Vento (2013), baseado na trilogia de mesmo nome escrita por Verissimo e é composta pelos livros O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1962).
A expedição passará também por:
Alegrete (terra natal de Quintana, amigo de Verissimo),
São Borja (terra dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart),
São Miguel das Missões (ruínas da Missão Jesuítica, um dos marcos da origem do enredo de O Tempo e o Vento);
Santo Ângelo (onde há um museu dedicado a Luiz Carlos Prestes)
Cruz Alta (terra natal de Verissimo).
Em Cruz Alta, a casa onde Verissimo morou durante sua infância e juventude foi transformada em um museu dedicado a ele. “Nessa cidade devemos encontrar muitas referências que aparecem nas obras e que estão presentes nas cidades imaginárias de Santa Fé e Antares e também nos personagens criados or Verissimo”, comenta Gloria.
Há ainda cinco cidades que estão previstas no roteiro, mas não estão confirmadas.
A expedição termina novamente em Porto Alegre, no dia 8 de fevereiro, quando o casal retorna a Campinas e Piracicaba.
O material coletado durante a viagem será publicado no site dajanela.com.br e nas redes sociais @dajanelacultural. Durante a expedição o casal irá publicar um diário de viagem nas redes sociais. Mas depois do retorno, pretende editar as fotos e vídeos e produzir textos para o site, como crônicas de viagens.
Aqueles que desejarem seguir o Caminhos Erico Verissimo nas redes sociais podem acompanhar pelo Facebook (https://www.facebook.com/dajanelacultural/) e pelo Instagram (https://www.instagram.com/dajanelacultural/).
Os jornalistas
Wanderley Garcia é mineiro de Itamogi, jornalista e mestre em Ciência da Informação pela Puc-Campinas e doutor em Educação pela Unimep, onde foi professor por 14 anos. Atualmente é assessor parlamentar na Câmara de Campinas. É criador e editor do site dajanela.com.br.
Gloria Cavaggioni é paulista de Piracicaba, foi bailarina e professora de balé. É jornalista e mestre em Educação pela Unimep, criadora e colaboradora do site dajanela.com.br.
Mais informações: Da Janela – 19-98970-9502 – Wanderley Garcia – 19-99226-5193 – Gloria Cavaggioni – 19-98882-3339