Decreto Legislativo da vereadora Priscila Paulino Santos instituiu homenagem aos professores monte-santenses
Monte Santo:– A manhã dessa quarta-feira, 20 de dezembro, foi marcada com grande emoção no plenário da Câmara Municipal de Monte Santo de Minas, onde vereadores, autoridades, professores e o público de modo geral, que estava presente na sessão solene de homenagem aos professores e, em especial, a professora Marlene Félix Pucci Palacini. O evento foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 002 de 2017, de autoria da vereadora Priscila Maria Paulino Santos.
Na ocasião o mestre de cerimônia e professor Ronan Cesar, fez a abertura mencionando o seguinte texto: “Os professores ideais são os que se fazem de pontes, que convidam os alunos a atravessarem, e depois, tendo facilitado a travessia, desmorona-as com prazer, encorajando-os a criarem as suas próprias pontes.” – Nikos Kazantzakis . Em seguida saudou as autoridades presente e convidou para compor a mesa o presidente da Câmara vereador Paulo Rubens Coelho Donnabella, secretária Municipal de Educação Maria Antônia Ramalho de Rezende Arantes, a autora do Decreto vereadora e professora Priscila Maria Paulino Santos, vereadores e a homenageada Dona Marlene Félix Pucci Palacini. Ainda aproveitou para saudar as demais autoridades, de forma especial aos coordenadores, diretores, vice-diretores, professores, que estavam presentes. “São vocês, merecedores de todo nosso respeito”, disse.
Com muita emoção, quase não conseguindo segurar as lágrimas, a vereadora autora do Decreto e também professora Priscila Maria Paulino Santos disse que “sinto profunda emoção por ver esta Casa repleta de professores, profissionais tão merecedores de todo nosso respeito e consideração. Hoje, esta Casa ficou pequena no espaço, mas engrandecida por estar na presença de tantos nomes que fazem e fizeram a Educação Municipal”. Ainda muito emocionada mencionou um trecho bíblico: “Sejamos a luz de Cristo a iluminar o mundo. Não levemos ninguém para o caminho das trevas, do erro, da mentira, do engano e da ilusão! “Vós sois o sal da terra”. “Vós sois a luz do mundo” Mateus 5, 13 e 14.
Dando continuidade a vereadora Priscila relatou que “procurei buscar algumas autoridades da educação para retratar esta tão digna profissão e deparei com esse apontamento de Rubens Alves, que descreve bem a nossa missão: “A missão do professor não é dar as respostas prontas”. As respostas estão nos livros, estão na internet. A missão do professor é provocar a inteligência, é provocar o espanto, é provocar a curiosidade. Os professores exercem, portanto, um papel insubstituível no processo de desenvolvimento do país, por isso devem ser valorizados, melhor remunerados e contar com as melhores condições estruturais para exercer sua ocupação. Sinto-me muito honrada por ter nesta plateia muitos professores que me auxiliaram na minha caminhada para o conhecimento, hoje, tenho um enorme prazer em ser companheira de magistério.
Competência, profissionalismo mesmo em meio às adversidades”.
O momento mais aguardado pelo público presente era ouvir a tão sábia e dedicada professora Dona Marlene Félix Pucci Palacini, que com seu jeito simples, mas dotado de muita sabedoria pode levar as lagrimas a todos que ali estavam, sem um script pronto, como ela mesma mencionou pudemos observar cada palavra vinda do coração, do tempo e da experiência de tantos anos lecionando e conduzindo sua profissão com muita garra e amor.
Com uma voz doce fez remeter na memoria de muitos os bons e velhos tempos em que cada um tinha tremendo respeito pelos professores, pelos colegas de classe, e pela lição aprendida, e cada momento vividos. “A vida do professor é uma vida emocionante, não há como você não viver de emoção, mas hoje foi a gloria e adorei a iniciativa, que bonito que é ver todos os professores monte-santenses reconhecidos em uma cerimônia de tal caráter oficializada pela Câmara Municipal na figura do seu presidente, seus vereadores e de modo especial a vereadora professora Priscila Maria autora do projeto que nos honrou de uma maneira muito gratificante, se o trabalho do professor pode as vezes parecer árduo e de tanta responsabilidade, o que a Câmara fez hoje foi espalhar flores em nossos caminhos, portanto meu agradecimento sem medidas a todos”.
Dona Marlene Félix Pucci Palacini ainda durante a cerimônia pode contemplar e se emocionar com a aluna Vanessa, que declamou uma linda poesia que compôs em homenagem aos professores. Além de ser também homenageada pelos alunos do Projeto Allan Kardec, acompanhados do seu professor Simão de Paula. A professora Ianê dos Santos Viana também falou um pouco da emoção de poder estar participando desta cerimônia e falar um pouco de quem é Dona Marlene. “Dona Marlene é uma pessoa importantíssima na minha vida, como professora como colega de trabalho todos nos sentimos gratificados e representados nesta cerimônia e eu estou muito feliz em poder estar presente neste momento impar, parabéns a Dona Marlene e a Câmara Municipal e o poder publico por nos honrar com esta linda homenagem”.
Para entregar a placa de reconhecimento aos serviços prestados na área de Educação à Dona Marlene Félix Pucci Palacini, foi convidado o presidente da Câmara, Paulo Rubens, e a vereadora Priscila Maria Paulino Santos.
Texto e fotos: Reginaldo Ferreira