Data, criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), agradece e incentiva ação que salva vidas no mundo todo
A Fundação Hemominas comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta terça-feira (14/6), em unidades de todo o estado. Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. A data também é oportunidade para agradecer aos doadores voluntários pelo ato que preserva vidas no mundo inteiro.
Para celebrar o Dia Mundial do Doador, a Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitschek (HJK) terá programação especial das 7h às 11h. Os candidatos à doação de sangue que comparecerem à unidade vão participar do 1º Arraiá do HJK – os servidores estarão vestidos à caráter, a unidade será enfeitada conforme o tema junino e guloseimas serão oferecidas aos candidatos à doação.
O Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) também fará uma programação especial durante a semana, com entrega de brindes e apresentação musical.
Já a Unidade de Coleta de Betim está decorada para receber e homenagear os doadores de sangue e haverá distribuição de brindes como pipoca, paçoquinha e bananadas.
O Hemocentro Regional de Montes Claros também terá programação especial durante o funcionamento da unidade: todos os candidatos à doação de sangue que comparecem ao hemocentro receberão bombons, cartão de parabéns e camiseta do doador. Além disso, está programado show musical a partir das 9h.
Como fazer a doação
Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto, filiação e assinatura.
Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.
Fonte: Fundação Hemominas (31) 3029-5929
/ comunicacao@hemominas.mg.gov.br
Foto; Alesp