Iniciativa traz rodadas de negócios entre empresas do setor e startups em busca de soluções inovadoras e sustentáveis; inscrições são gratuitas
O Governo de
Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (Seapa), promove o Hub Conecta Day SIC 2023, na
sexta-feira (10/11), a partir das 9h.
A iniciativa integra a programação da Semana
Internacional do Café (SIC), realizada de 8 a 10/11, no Expominas, em Belo
Horizonte. As inscrições são gratuitas e as startups interessadas podem
realizá-las neste link.
Durante a 11ª edição da SIC, o Governo de Minas
e o Sistema Estadual da Agricultura, formado pelas vinculadas Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado
de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e
pelo Instituto Mineiro de Agropecuária
(IMA), disponibilizam também plantão técnico em
estande próprio para esclarecer dúvidas de produtores e apresentar as políticas
públicas para o setor.
O Hub Conecta Day consiste na realização de
rodadas de negócios entre médias e grandes empresas e empreendedores capazes de
encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para desafios do setor.
A cada rápido encontro, as startups têm a chance
de apresentar suas tecnologias para potenciais clientes do agronegócio de forma
individualizada. Por fim, há um momento de discussões e networking.
Expectativa
“É bastante provável que a iniciativa
resulte na criação de oportunidades e incentive a colaboração em busca de
sustentabilidade, otimização da produção e valor agregado no setor
cafeeiro”, comenta o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária
da Seapa, Feliciano Nogueira de Oliveira.
O hub é parte da vertente Agro do Programa Hub
MG, que incentiva empresários, cooperativas, associações e produtores rurais a
modernizarem suas atividades.
A inclusão na SIC tem como objetivo fomentar um
ecossistema de inovação para o desenvolvimento de empresas que se dedicam à
produção de café, visando a geração de renda e empregos no segmento.
A realização conta com a parceria do Sistema
Faemg Senar, do NovoAgro Ventures, do TecnoParq da UFV, das universidades
federal de Alfenas (Unifal) e de Itajubá (Unifei) e das instituições vinculadas
à Seapa.
SIC
A 11ª edição da SIC é realizada pelo Governo de
Minas, em parceria com o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e a
Espresso&CO. É sediada na capital mineira desde 2013, gerando oportunidades
para toda a cadeia de produção de café no Brasil.
A previsão dos organizadores é a de que mais de
20 mil pessoas, de aproximadamente 40 países, participem do evento que, em
2023, traz o tema “Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia
do café”, em referência ao atual cenário global do produto, considerados as
práticas produtivas e o consumo sustentáveis nos seus diversos ramos.
Focada especialmente nas transações B2B (ou
seja, negócios entre empresas), a semana recebe desde produtores rurais até
representantes de empresas atuantes nas variadas etapas da cadeia, como
seleção, processamento e embalagem.
Participam grandes e pequenos empresários,
incluindo aqueles que ainda estão se preparando para abrir cafeterias.
A programação compreende ainda palestras,
workshops, degustações, cursos e competições.
Entre os destaques estão o concurso Coffee of
the Year Brasil 2023, que premia os melhores cafés brasileiros da nova safra, o
Encontro Mineiro das Cooperativas de Café e o Campeonato Brasileiro de Barista,
cujo campeão representará o Brasil no mundial em 2024.
A SIC é gratuita para produtores, empresas da
área e visitantes internacionais.
O ingresso custa R$ 60 pelos três dias (há
isenção para estrangeiros). A lista completa de atividades a serem realizadas
está disponível aqui.
Cafeicultura em Minas
Minas Gerais é o maior produtor de café do país,
com aproximadamente metade da produção nacional.
Em 2022, foram produzidas cerca de 27,5 milhões
de sacas no estado.
Para 2023, estão previstas 28,3 milhões de
sacas.
A área produtiva equivale a 1,1 milhão de
hectares, o que corresponde a 58% do total no Brasil.
Principal item da pauta exportadora do agro
mineiro, o café registrou um faturamento de US$ 3,8 bilhões, com o embarque de
17 milhões de sacas, entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com os dados
do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Os maiores compradores estrangeiros do produto
mineiro no período foram: Estados Unidos (US$ 664 milhões), Alemanha (US$ 577
milhões), Itália (US$ 346 milhões), Japão (US$ 278 milhões) e Bélgica (US$ 247
milhões).
Foto: Emater