Anúncio foi reforçado pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) durante 38º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, em Belo Horizonte, considerado um dos maiores eventos de saúde pública do mundo

O Governo Federal vai investir R$ 834 milhões para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas estratégicas. Os recursos serão aplicados para ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias, e reduzir o tempo de espera por atendimento. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 16 de junho, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Belo Horizonte.
Os investimentos englobam as ações do programa Agora tem Especialistas para garantir que o atendimento especializado alcance, principalmente, as localidades desassistidas. Dentre as medidas estão a habilitação de novos serviços, com foco no tratamento do câncer – uma das áreas prioritárias do programa –, novos leitos de UTI, novas ambulâncias do SAMU 192 e expansão de bolsas de residência médica para ampliar a formação e oferta de especialistas.
“Vamos ampliar a capacidade de atendimento nas policlínicas e unidades de saúde com a oferta de terceiro turno para consultas e exames especializados, além de mutirões aos sábados. Tudo isso depende de uma grande parceria com os municípios”, ressaltou o ministro. Padilha reiterou que o Agora tem Especialistas é a maior mobilização nacional de oferta de atendimentos especializados, que une o setor público e o privado.
EMERGÊNCIAS
Para ampliar as ações de respostas às emergências em saúde pública, o Ministério da Saúde anunciou o aporte de R$ 1,2 milhão para os estados do Acre, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. O Censo das UBS, retomado após 12 anos e apresentado durante o Conasems, apontou que 18,2% das Unidades Básicas de Saúde foram afetadas por desastres ambientais e/ou climáticos nos últimos cinco anos.
MAIOR DO MUNDO
Considerado o maior evento de saúde pública do mundo, o Congresso do Conasems reúne gestores, profissionais e autoridades do setor. O evento teve início em 15 de junho e segue até esta quarta-feira (18/6), com foco na capacitação de novos secretários de saúde e na construção de políticas para os próximos anos de gestão. O evento ocorre no ExpoMinas, na capital mineira.
INDÚSTRIA NACIONAL
Antes da participação no Congresso, o ministro visitou a unidade da VMI Médica, em Lagoa Santa (MG), uma das maiores fabricantes de equipamentos de raio-X da América Latina. A empresa é referência em inovação tecnológica 100% brasileira voltada ao diagnóstico por imagem, com produtos como mamógrafos, arcos cirúrgicos e equipamentos com inteligência artificial, destinados ao fortalecimento da rede pública.
COMPLEXO ECONÔMICO-INDUSTRIAL DA SAÚDE
A visita reforça o compromisso do Governo Federal com a produção nacional de tecnologias estratégicas e integra a agenda do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), que busca ampliar a autonomia do país na produção de insumos, equipamentos e medicamentos. As iniciativas também estão alinhadas ao programa Agora Tem Especialistas, que conecta infraestrutura de ponta à ampliação da força de trabalho qualificada no SUS.
#SUS #SaudePublica #AgoraTemEspecialistas #MinisterioDaSaude #AtendimentoEspecializado #CongressoConasems #SistemaUnicoDeSaude #PoliticasDeSaude #IndustriaDaSaude #JFPNoticias
Por: SECOM Brasil – Saúde e Vigilância Sanitária
Investimento no SUS






