Há muito tempo desempenhando um grande trabalho.
#Serenidade
#Artes
#Carinho
#Alegria
A Fundação Espírita Judas Iscariotes iniciou suas atividades em 1946 por José Russo, então diretor da Casa de Saúde Allan Kardec. De início, as atividades estavam apenas relacionadas ao Centro Espírita “Judas Iscariotes”. Contudo, perante os constantes avanços, em janeiro de 1962 o Centro Espírita, foi transformado em Fundação, nascendo então a Fundação Espírita Judas Iscariotes.
A Fundação Espírita Judas Iscariotes é uma Instituição Assistencial que de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, oferece tanto o serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas – Lar de Ofélia e Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência – Residência Inclusiva) até o Serviço de Proteção Social Básica (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e Crianças e Adolescentes, e dois Centros de Convivência do idoso – “Nelson de Paula Silveira” e “Rodolfo Ribeiro Vilas Bôas”), promovendo o atendimento, assessoramento e a defesa das garantias e benefícios da Lei Orgânica da Assistência Social.
Em seu departamento assistencial denominado Lar de Ofélia, a Fundação tem por finalidade oferecer abrigo, sob a forma de institucionalização de longa permanência às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, sem discriminação de sexo, cor, nacionalidade, ou crença religiosa; com ausência total ou com suporte familiar insuficiente à necessidade do idoso, incluindo aquele que necessitar de cuidados diários específicos, ou parcialmente dependentes, assegurando-lhes proteção, dignidade e respeito aos seus direitos, conforme a Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso. Atualmente este departamento atende 180 pessoas idosas em caráter de Acolhimento Institucional, subdivididos em 3 coletivos para melhor atender as necessidades e especificidades de cada acolhido.
Já a Residência Inclusiva é um serviço que proporciona acolhimento e contribui para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, as quais não dispõem de condições de autossustentabilidade, e que estejam afastados do convívio familiar e/ou com vínculos familiares rompidos, através da oferta de um serviço de acolhimento e de proteção integral. Tem como público alvo pessoas jovens e adultas com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos, que sejam portadores de deficiência motora, auditiva, visual, mental ou intelectual, e que estejam em situação de vulnerabilidade e dependência, residentes no município de Franca. O principal objetivo é ofertar o serviço em pequenos grupos e em casas inseridas na comunidade, fazendo com que os acolhidos também usufruam de toda a infra-estrutura necessária à sua qualidade de vida e bem estar do próprio município. Atualmente a Fundação oferece dois serviços de Residência Inclusiva no município de Franca. Este serviço conta hoje com 22 pessoas sendo atendidas.
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tanto para pessoas idosas como também para crianças e adolescentes, bem como os Centros de Convivência do Idoso “Nelson de Paula Silveira” e “Rodolfo Ribeiro Vilas Bôas”, desenvolvem ações que buscam resgatar as habilidades e potencialidades de seus usuários, por meio de atividades culturais, lúdicas, esportivas, apoio pedagógico e inclusão social, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e na sociedade. Este serviço atende a um público procedente de diversos segmentos sociais, e níveis de escolaridade, porém autônomos no ir e vir. Os atendimentos da Instituição são de segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00 hs. Estes serviços somam hoje mais de 500 usuários em atendimento.
E por fim, também pertencente à Fundação, o Teatro “Judas Iscariotes”, que foi fundado em 15 de abril de 1956 na Rua José Marques Garcia 205, por José Russo, também criador de toda a Fundação Espírita Judas Iscariotes. Primeiramente foi inaugurado para ser um Salão Espírita próprio para reuniões (Centro Espírita), palestras e atividades relacionadas à doutrina, que comportava uma grande quantidade de pessoas, e só posteriormente foi utilizado e adaptado como teatro, sempre se preocupando com as manifestações artísticas e culturais da sociedade. O teatro foi idealizado e criado com o intuito de estabelecer um local onde atividades culturais com cunho estritamente moral pudessem ser realizadas no município. Na época os locais para usufruto e apresentação de tais atividades eram escassos na cidade. Sendo assim, o Teatro “Judas Iscariotes” era bastante procurado e requisitado para apresentações teatrais de todos os gêneros, além das manifestações artísticas e culturais. Entretanto, por volta do ano 2000, o Teatro foi desativado para o público e apresentações teatrais por falta de acessibilidade e segurança, já que não mais estava atendendo às normas técnicas de segurança e funcionalidade. Mas, em 2011, o Teatro “Judas Iscariotes” passou por uma grande reforma, no qual foi revitalizado e totalmente reestruturado para novas apresentações e locações. Atualmente está em pleno funcionamento, honrando assim, a preocupação tida por José Russo, seu fundador, em promover e manter as manifestações artísticas e culturais da sociedade.
Lígia Andrian Leal
Assistente Social CRESS: 41.746
Franca, 19/06/2017