Itaobim, Medina e Comercinho, no Vale do Jequitinhonha, foram os municípios selecionados para sediar mais uma edição do evento Cejusc Itinerante. A ação foi uma iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Medina, com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), e do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais).
Cada município recebeu um dia de atendimento, reuniões, capacitações e rodas de conversa sobre temas de saúde, educação, registro civil, violência doméstica, emissões de certidões de casamento, nascimento e óbito, além de orientações sobre o benefício do INSS. Também foram oferecidas aos cidadãos vacinas e exames médicos.
As atividades, que ocorreram entre 27 de junho e 1º de julho, resultaram em 35 sessões de conciliação pré-processual e 26 acordos. Os serviços de cidadania totalizaram 80 atendimentos.
O juiz Armon Argolo Matos Rocha, da Comarca de Medida, comemorou a iniciativa. “A vinda do Cejusc itinerante foi de extrema importância para a população da comarca de Medina, que ainda abrange os municípios de Itaobim e Comercinho. Apesar do Cejusc da comarca ser bastante atuante, trata-se de uma região carente, afligida constantemente por estiagens, sendo que o poder público cumpre sua função constitucional de levar atendimento àqueles que mais necessitam”, disse.
Parcerias
O Ministério Público Estadual foi representado pelos promotores de justiça Rolando Carabolante, da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), e a ouvidora Nádia Estela Ferreira Mateus, que realizaram audiências, reuniões e atendimentos, com apoio de servidores e estagiários, esclarecendo dúvidas e orientando a população.
Além do Judiciário e do MPMG e do CeMais, participaram da
ação as prefeituras municipais, as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais, a
Ouvidoria-Geral do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais
(OAB/MG), o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil), o Serviço
Social Autônomo (Servas), Companhia Energética de Minas Gerais S.A (Cemig),
Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS), Sistema Único de Saúde (SUS), Serviços de Saneamento Integrado
do Norte e Nordeste (Copanor), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) e
Ministério do Trabalho, além de outras instituições dos setores público e
privado.
Fonte: Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom Tribunal de Justiça de
Minas Gerais – TJMG (31) 3306-3920