Família de onças é flagrada por câmera instalada por morador em mata do Sul de Minas

49
0
COMPARTILHAR

Vigia colocou equipamento que faz captação a partir de movimento em Arceburgo (MG). Onças e jaguatirica foram flagradas por ele.

Família de onças é flagrada por câmera instalada por morador em mata do Sul de Minas

Uma família de onças foi flagrada por uma câmera instalada por um morador em uma mata de Arceburgo, no Sul de Minas. O equipamento colocado no ponto estratégico por ele, faz a captação a partir do movimento. Além da onça, a câmera registrou, ainda, a passagem de uma jaguatirica.

Com o equipamento instalado pelo vigia Ezequiel Alves Ferreira, em um dia uma onça é flagrada por alguns segundos sobre o tronco de uma árvore, no início mês de maio. Um dia depois, a mesma câmera captou a passagem da família de onças no local.

Os animais são flagrados atravessando o rio, observando a área e, depois, seguindo com a caminhada.

Família de onças é flagrada por câmera instalada por morador em mata do Sul de Minas — Foto: Ezequiel Alves Ferreira

Todas as belíssimas imagens foram captadas por uma câmera que possui sensor de movimento e começa a gravar assim que um animal se aproxima.

“Sempre gostei da natureza. Em 2019, fui acampar com meu irmão e, do nada, quando voltávamos, ouvimos o chamado esturro da onça, que o barulho que ela faz quando procura comida. Fiz um canal no Youtube e descobri a câmera que faz esse tipo de captação. Ai comecei a publicar para o pessoal ver”, falou Ezequiel, que é apaixonado por natureza.

O Ezequiel conta que observa a mata, escolhe um lugar mais adequado e amarra a câmera no tronco de uma árvore. O aparelho é camuflado pra não ser percebido pelos bichos. Depois que a câmera é ligada e programada, fica a expectativa para que algum animal apareça nas gravações.

“Eu observo a mata, o local, olho se há rastros de animais, se tem lugar em que estão mexidas as folhas. Quando encontro esse local, procuro uma árvore bacana para instalar o equipamento”, destacou.

Morador de Arceburgo (MG) instala câmera para registrar passagem de animais em mata — Foto: Ezequiel Alves Ferreira

Na mesmo mata em que as onças foram flagradas, Ezequiel conseguiu também registrar a passagem de uma jaguatirica.

“No mesmo local em que as onças foram filmadas, apareceu uma jaguatirica. Ela passa bem rápido, diferente da onça. A onça passa sossegada, pois ela é dona de si, não tem medo de nada. Já a jaguatirica é um pouco mais esperta, pois pode ser predada por outros animais também. Por isso, ela passa mais rápido”, falou.

As florestas de Arceburgo, abrigam animais das mais variadas espécies.

“Me sinto uma pessoa privilegiada por estar fazendo esse trabalho e poder captar essas imagens, mostrando para a população os animais que estão por aqui, para despertar um senso de preservação nas pessoas”, pontuou o vigia.

“A gente estimula o máximo possível para que as prefeituras, o estado, desenvolvam parcerias com os pesquisadores, para instalarmos essas câmeras no maior número de locais possível. Ai poderemos ter uma noção de como esses animais estão distribuídos no ambiente, o que pode ajudar as políticas públicas de preservação, por exemplo, estabelecendo corredores ou ampliando as áreas de mata nativa”, disse o professor da Unifal, Rogério Grassetto Teixeira da Cunha.

Jaguatirica também foi flagrada pelo equipamento na mata de Arceburgo (MG) — Foto: Ezequiel Alves Ferreira

Extraído do g1 Sul de Minas EPTV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório