Estudo da BR Media cita a liderança das mulheres nas redes sociais na primeira semana das Olimpíadas

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As Olimpíadas de Paris 2024 vieram para mostrar que o Brasil terá grandes reconhecimentos e que as mulheres estão se consagrando como as mais vitoriosas da edição. Pela primeira vez na história, o país embarcou com uma delegação mais feminina, correspondendo a 55% dos atletas. E diante deste cenário, quando o assunto é redes sociais, assim que as competições começaram, a internet se tornou uma verdadeira profusão de memes e manifestações às performances nos jogos. Essa interação, quase que em tempo real, traz uma forte percepção de que o espaço ocupado por elas em todas as frentes aumenta cada vez mais.

O estudo da BR Media, holding que lidera a revolução da Creators Economy e maior grupo de marketing de influência da América Latina, traz uma análise da primeira semana de competições e como o tema tem influenciado o público engajado na edição parisiense.

A pesquisa analisou cerca de 154 mil menções entre 24 de julho e 1º de agosto. A maior parte aborda a abertura, infraestrutura, críticas sobre os jogos, possíveis favoritismos e algumas arbitragens polêmicas. Ao explorar a sentimentalização, 45% (68.957) tem teor negativo, com citações principalmente sobre a qualidade da água nas disputas no Rio Sena. Cerca de 31% (47.789) das menções são positivas, enaltecendo as celebrações aos competidores brasileiros.

Ouro nas disputas e no engajamento

Em linhas gerais, o ponto alto do estudo sinaliza que o pódio é, de fato, das atletas. O nome mais relevante no período foi o de Marta Silva, com mais de 14 mil menções, principalmente devido à expulsão no jogo entre Brasil e Espanha. A segunda posição foi para a maior medalhista do país, Rebeca Andrade*, com amplo destaque por conta das acirradas disputas com Simone Biles, sua grande adversária.

A jovem, que esbanja carisma, atuação e excelência, conquistou mais de 11 mil menções no meio digital, o que totaliza em sua página, hoje, aproximadamente 10 milhões de seguidores. A jovem skatista Rayssa Leal ocupa o terceiro lugar com mais de oito mil citações em posts. Vale destacar que as outras ginastas brasileiras também cresceram graças aos torcedores e à repercussão sobre a conquista do bronze em equipe.

Neste panorama otimista, o ranking dos maiores engajamentos no Instagram indicam o “Alfinetei” no topo da lista, com cerca de 694 mil curtidas ao falar da emoção de Laís Souza com a vitória do Brasil. Vale lembrar que a ex-ginasta foi uma das maiores do país e ficou paralisada do pescoço para baixo em um acidente de treinamento para as Olimpíadas de Inverno, em 2014. O coach Geronimo Theml está em segundo lugar nos comentários sobre levantamento de peso, em uma publicação com mais de 515 mil curtidas. A terceira colocação ficou com a felicidade – quase que indescritível – de Daiane do Santos na primeira vitória de Rebeca Andrade. O post do influencer Hugo Gloss, que repercutiu o momento, atingiu mais de 448 mil corações.

Na análise do X (ex-Twitter), o maior engajamento ficou para o “Santo Cunty da Beyoncé”, abordando a ginástica artística e gerando 90 mil curtidas, sete mil reposts e mil comentários. “Samengo” mencionou a abertura e conquistou 84 mil curtidas, oito mil reposts e 577 comentários, garantindo o segundo lugar. Fechando a lista, a página “Rô” atingiu 77 mil curtidas, 14,5 mil reposts e 1.684 comentários sobre os jogos. No âmbito dos comentaristas, Pedro Scooby, Casemiro e Fred são os maiores destaques na plataforma, respectivamente.

Futebol sempre presente

Mesmo com outras frentes ganhando espaço e novos talentos sendo reconhecidos, o esporte com o maior número de menções (mais de 120 mil) desde o começo dos jogos ainda é o futebol, seguidos pelas lutas de boxe, karatê, esgrima e judô e pelo vôlei, empatados com mais de 30 mil. A ginástica e o skate atingiram 20 mil menções, com maior relevância na rede X.

*O impacto nas redes sociais da conquista de Rebeca Andrade da medalha de ouro no solo gerou recordes de engajamento e likes, recorte que a BR Media trará no estudo completo das Olimpíadas após seu encerramento.

SOBRE A BR MEDIA GROUP

Maior holding de marketing de influência do Brasil, a BR Media Group lidera o mercado há mais de 12 anos. Fundada em 2012 por Celso Ribeiro e Danilo Basso, a marca é pioneira no mercado, sendo a única one-stop-shop, oferecendo uma entrega 360º. Atendendo as maiores marcas e multinacionais, a BR Media Group vai além de uma agência: oferecendo consultoria de ponta a ponta, entrega a seus clientes: Consultoria, Curadoria, Planejamento, Criação, Eventos, PR Seeding, Gestão de Projetos e Business Intelligence. Dentro da BR Media Group, há o MIS, plataforma exclusiva de relacionamento com nano e micro influenciadores; a BR Data, que cuida da coleta de dados e informações; a BR Studios, braço criativo para produção de conteúdo; e o Space, espaço proprietário para produção e gravação de vídeos e campanhas.

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Por: CDI Comunicação

Mulheres dominam o pódio e as redes!

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