Programa de cooperativa mineira enaltece trabalho de cooperados e premia aqueles que produzem os melhores cafés especiais
Por: Osvaldo Bachião Filho
Valorizar o trabalho de milhares de famílias cooperadas da Cooxupé que, dia após dia, faça sol ou faça chuva, se dedicam ao cultivo de um café de excelência. Esse é, portanto, um dos principais objetivos do Especialíssimo. O programa de cafés especiais criado pela Cooxupé e pela SMC Specialty Coffees, que em 2023 chega a mais uma edição.
Acima de tudo, gostamos de destacar que este nosso programa, aberto somente a nossas famílias cooperadas, não se trata de um concurso. Mas, sim, de uma seleção. Ou seja, criamos nosso programa de Cafés Especiais dentro da Cooxupé e da SMC em 2016, que se transformou em Especialíssimo em 2019. Quando passamos a premiar os 50 melhores lotes de cafés especiais, sempre da safra vigente.
Especialíssimo
Desde então, a cooperativa e seus cooperados vivem momentos únicos. Especialmente quando nos reunimos na cerimônia de premiação, junto com as 50 famílias que produziram os melhores cafés especiais. E concorrem à premiação máxima, que é de R$ 50 mil para o campeão.
No entanto, a premiação total é de R$ 330 mil, pois todos os selecionados são premiados. Destaque para as cidades de Caldas (safra 2019), Piumhi (2020), Caldas (2021) e Conceição Aparecida (2022), todas de Minas Gerais. Onde tivemos os lotes mais bem avaliados e, portanto, vencedores das últimas edições do programa.
Comprometimento
Entretanto, mais do que esse momento de congraçamento, é muito justo destacar que o Especialíssimo vai além da premiação. Isto é, o programa é o reflexo do comprometimento das famílias produtoras em produzir cafés de qualidade especial.
Isso porque este tipo de café só consegue ser produzido, dentre os fatores, com muita dedicação e capricho em todos os processos na colheita. E, principalmente, no pós-colheita. A secagem, por exemplo, é um ponto primordial que deve ser observado por cada produtor que busca elevar a qualidade de seus cafés colhidos.
Nesse sentido, conheceremos e apresentaremos ao mercado quem serão as famílias produtoras, cooperadas da Cooxupé, responsáveis pela produção dos 50 melhores lotes de cafés especiais da safra 2023, no dia 3 de novembro.
Qualidade
Dessa forma, todos os lotes selecionados devem apresentar no mínimo 83 pontos em suas avaliações. E, a cada edição do programa, a qualidade tem se elevado tanto que a diferença da pontuação entre o primeiro e segundo colocados, por exemplo, é mínima.
Um café Especialíssimo requer cuidados diferenciados, desde o planejamento da colheita até a armazenagem. Em resumo, é uma grande oportunidade e geramos aos nossos produtores estímulo, maior valor agregado e mais rentabilidade às famílias produtoras. Refletindo, portanto, em maior qualidade de vida.
Parabéns a todas as famílias já selecionadas desde 2019 e àquelas que marcarão a edição 2023 do Programa Especialíssimo.
Extraído do hub do café
Legenda da foto:
Osvaldo Bachião Filho Vice-presidente da Cooxupé