Entrevista com o prefeito Carlos Eduardo Donnabella (Caburé) sobre o COVID-19

260
0
COMPARTILHAR

Monte Santo: Com a perspectiva de aumento de casos do COVID-19 em Monte Santo de Minas por causa da aglomeração de pessoas durante os festejos de final de ano, a nossa “Folha” procurou o prefeito Carlos Eduardo Donnabella (Caburé) para que ele pudesse responder perguntas sobre quais as medidas, que a Secretaria Municipal de Saúde está preparando para o enfrentamento de tal situação. 

1.         – Qual será a atitude da atual administração com referência o COVID-19?

“Estamos com reuniões periódicas com o Comitê Técnico Municipal para Contenção e Prevenção da Pandemia COVID-19, seguindo os protocolos de referência do Ministério da Saúde, do programa Minas Consciente da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e acompanhando a taxa de ocupação de leitos em nossa microrregião para as tomadas de decisões referente a COVID-19”.

2.         Como vem acontecendo em quase todo o país, a tendência de aumento de infectados vem sendo realidade. Quais medidas serão tomadas para que Monte Santo continue com baixo número de pessoas com coronavirus?

“Monte Santo de Minas é uma cidade que vem demonstrando muita receptividade às orientações que são determinadas pelas ações de prevenção à COVID-19. Iremos manter essa parceria com a população e o comércio, pois só assim poderemos ter êxito para baixar ainda mais a taxa de contaminação no município e números de óbitos”.

3.         Com tanta aglomeração de pessoas nas festas de final de ano, tudo indica que novos infectados surgirão e em caso de aumento de novos casos Monte Santo poderá entrar em um novo lockdown? 

“Medidas mais rígidas serão tomadas mediante a muitos fatores como: aumento do número de casos, taxa de ocupação de leitos do hospital de referência que é a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, falta de colaboração da população, baixa adesão às normas sanitárias pelo comércio entre outros. Não gostaríamos de tomar nenhuma atitude mais enérgica por isso pedimos a ajuda de todos!”

4.         Para finalizar, a Prefeitura poderá adotar medidas enérgicas contra setores ou pessoas que não respeitarem as normas técnicas administradas e implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde?

“Poderá, de acordo com os Decretos Municipais editados e com deliberação do Comitê Técnico Municipal para Contenção e Prevenção da Pandemia Covid-19, frisando mais uma vez que não queremos tomar medidas rígidas em relação a qualquer fator que possa prejudicar o comércio e os munícipes, pedimos encarecidamente para todos nos ajudarem com as medidas sanitárias: não esquecer de usar máscara, higienizar as mãos com frequência, usar álcool gel e evitar aglomerações. Em caso de suspeita de COVID-19 procure a sua unidade de Saúde ou Ponto Socorro”.

Caburé encerra dizendo que “estamos vivenciando uma pandemia sem precedentes pela geração atual, portanto tem que haver responsabilidade pública sim, lembrando que a população é a protagonista para controle do COVID-19”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório