Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá assume a presidência da Embrapa; Fabrício Teixeira Andrade foi nomeado na comissão do CNA
Por Redação
Novidades em entidades agropecuárias movimentaram o setor na última semana. Tanto a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) quanto a Comissão Nacional do Café da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) têm novos presidentes.
A pesquisadora Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá assumiu a presidência da Embrapa. Portanto, é a primeira vez que uma mulher é nomeada ao cargo na empresa, conforme noticiou o portal Café Point.
Desde já, os Conselhos de Administração (Consad) e de Elegibilidade (Coele) da Embrapa confirmaram seu nome. Silvia assumiu o cargo no último dia 1º de maio, quando o Boletim de Comunicações Administrativas (BCA) oficializou sua nomeação.
Experiência
Nesse sentido, Silvia Massruhá é doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na instituição, ela apresentou a tese “O modelo de inteligência artificial para diagnóstico de doenças de plantas”.
Além disso, é mestre em Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Conhecimento
Entre suas áreas de conhecimento, está o desenvolvimento de tecnologias para sistemas complexos ou para soluções interdisciplinares portadoras de futuro. Que se materializa no uso de ferramentas como Inteligência Artificial, blockchain e Internet das Coisas (IoT).
Da mesma forma, durante mais de três décadas na estatal, Sílvia esteve vinculada à Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP). Em de setembro de 2021, passou a se chamar Embrapa Agricultura Digital, para melhor refletir seu papel multidisciplinar e transversal.
Comissão Nacional do Café
A princípio, o produtor Fabrício Andrade é o novo presidente da Comissão Nacional do Café da CNA. Sua nomeação foi divulgada no último dia 4 de maio.
Primordialmente, um de seus objetivos nessa presidência será contribuir com o setor cafeeiro por meio da construção de relacionamentos intersetoriais baseados na confiança.
Além da visão de longo prazo com foco na resiliência e agregação de valor à produção de café brasileira.
Novos presidentes
Assim como Silvia Massruhá tem uma extensa história na Embrapa, Fabrício Andrade tem longa relação com a CNA.
Em outras palavras, ele começou na entidade ainda durante um estágio no Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da UFLA (Universidade Federal de Lavras). Na ocasião, pois, ele atuou no projeto Campo Futuro da CNA. Na UFLA, Andrade cursou Agronomia e ainda fez mestrado e doutorado.
Em conclusão, ele liderou a equipe executora do projeto nas coletas e análises de custos de produção de 2007 a 2014 em conjunto com o coordenador do CIM, Luiz Gonzaga de Castro Júnior.
Extraído do hub do café