Documentário Meu Mundo Grão trará mulheres como protagonistas no universo do café

48
0
COMPARTILHAR

O Brasil é o maior produtor de café, são muitas mãos e histórias que o grão passa até que o consumidor possa apreciar a bebida, que chega em todo o mundo. E imagina juntar todas as histórias em um documentário? Foi isso que motivou o designer de marcas Cris Duarte, brasileiro que vive na França, a juntar os dois mundos, Brasil e França e poder conectar as histórias desses países que possuem uma ligação desde 1727 e já impactou milhares de famílias.

“Nosso objetivo maior é apresentar as mulheres protagonistas nesse segmento, elas que muitas vezes ficaram escondidas e por trás dos seus companheiros e hoje lutam para conquistar o espaço tão merecido. Escolhemos mulheres fortes, que impactam o café e podem representar outras protagonistas”, detalha Cris. Com o título Meu Mundo Grão, o filme documentário irá apresentar a produção dos cafés brasileiros através do olhar de mulheres, de diversas regiões produtoras. A narrativa contará rapidamente a trajetória do café, desde como ele saiu da África, chegou na Europa e, então, conquistou os territórios brasileiros!

A história do café interliga o Brasil e a Europa há muito tempo. Nos séculos 17 e 18, a bebida caiu no gosto dos europeus que se reuniam nos cafés parisienses e nas coffee houses inglesas para discutir novas ideias. A Revolução Francesa começou no Café Procope, em Paris, o café mais antigo do mundo ainda em funcionamento e até hoje temos a bebida apreciada.

Ao longo dos anos o Brasil se tornou referência na exportação dos grãos, segundo o boletim mensal estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país embarcou 39,247 milhões de sacas de 60 kg do produto em 2023. O objetivo do documentário é alcançar compradores do café brasileiro espalhados pelo mundo todo, consumidores e apreciadores da culinária nacional. Além de levar a cultura do Brasil, através do café e da gastronomia para o mercado francês, “a nossa intenção é espalhar conhecimento e histórias que conectam os dois países. Só assim mais pessoas terão acesso ao café especial brasileiro e proveniente de famílias de pequenos e médios produtores”, completa Cris. 

Notícias Agrícolas apoia e é mídia oficial do projeto Meu Mundo Grão

Há quase 27 anos ao lado do produtor rural, o Notícias Agrícolas desbravou ao longo deste tempo as histórias que formam e transformam o parque cafeeiro do país. Também há alguns anos, o trabalho de jornalismo exercido pelo portal reconhece as histórias das mulheres do café. 

Neste sentido, o Notícias Agrícolas apoia a iniciativa e é mídia oficial do projeto Meu Mundo Grão. Atualmente, mais de 30 mil mulheres no país trabalham diretamente ou indiretamente com a cultura do café. Além disso, o mercado também já observa com outros olhos, tornando o café das mulheres um produto de nicho e com muitas oportunidades mundo afora. 

O portal preza pela comunicação direta com produtores rurais e cria um espaço com ampla diversidade de opiniões e informações atualizadas em tempo real para que eles possam tomar sempre as melhores decisões. 

Fonte: ASCOM

Extraído do Notícias Agrícolas

Foto: Agência Minas Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório