Monte Santo:– No final da semana passada, conforme a nossa “Folha” apurou, Fabio Vinicius Luz, diretor do presídio de Monte Santo de Minas manteve contato com o prefeito Paulo Gornati, que também é presidente do Gabinete de Gestão Integrada, órgão representativo da população que atua junto às polícias na segurança do município.
Segundo informações, Fabio Luz foi prestar esclarecimentos sobre as condições de segurança do presídio e, ainda, informar sobre as últimas transferências de presos ocorridas para o município. A presença do diretor se deu na sexta-feira, 19 de janeiro. Fabio Luz disse ao prefeito que a movimentação ocorrida na última semana se deu em decorrência da transferência de detentos de alta periculosidade oriundos da cidade de Alpinópolis, que estavam recolhidos nesta comarca e foram removidos para a cidade de Passos. Em contrapartida o presídio de Monte Santo recebeu os presos de Itamogi, que recentemente teve o seu presídio desativado.
Ressaltou ainda Fabio Luz, que o número de detentos antes do remanejamento era de 180 e agora com as atuais transferências a projeção de lotação será de no máximo 140. Também enfatizou que não haverá cela feminina, sendo que as detentas que cumprem suas penas em nossa cidade estão sendo encaminhadas para a cidade de Passos. Portanto, para esclarecer a população, o presídio local atenderá apenas a cidade de Monte Santo de Minas, Itamogi e Ibiraci (cidade de pequeno porte com 13 575 habitantes), detentos considerados de baixa periculosidade.
Ao finalizar, Fabio Luz explicou ainda ao prefeito que haverá um reforço nas paredes do presídio com emprego de malha de ferro, bem como o aumento do efetivo com a chegada de mais 6 novos servidores, além de mais uma viatura e a aquisição do dobro de equipamentos de segurança.