Mococa:- O Diretor do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Mococa, Neto Costi, viajou na manhã desta terça-feira, 08, até a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em busca de recursos.
Graças a seu trabalho de interlocução, em uma reunião com o Chefe de Gabinete, Guilherme Miranda, e, Vanilson Fickert, Assessor Técnico de Gabinete, Neto solicitou diversas emendas, todas voltadas para o Centro Histórico de Mococa.
O Diretor, preocupado com a atual situação do Teatro Municipal “Pedro Ângelo Camim”, solicitou recursos financeiros no valor de R$ 243 mil, que serão destinados para a reforma do patrimônio, uma vez que o antigo teatro necessita urgentemente de reparos e modificações.
“Com muitas apresentações durante o ano, e formaturas das escolas de nossa cidade, a utilização é muito recorrente, inclusive de pessoas da própria região”, declara.
Na oportunidade, ele ainda colocou a necessidade de som, iluminação e ar condicionado, materiais que vêm para reparar as queixas tanto de freqüentadores, como de produtores que alugam o espaço para peças teatrais.
Ainda no gabinete, ele não deixou de citar o nosso querido Museu Histórico e Pedagógico “Marques de Três Rios”, e pediu recursos no valor de R$ 850 mil para a sua reforma. O prédio, após anos fechado, por falta de investimento Estadual e Federal, teve que fechar as portas, e ser transferido para a Casa de Cultura e Turismo “Rogério Cardoso”, onde o espaço já é pequeno e dificulta as oficinas culturais.
“O Museu é essencial, não só para a Cultura, mas, sim, para o povo mocoquense, uma vez que contribui para o ensino das crianças da rede municipal, onde aprendem sobre a história do nosso querido município”, explica.
A reforma e adaptação do Prédio da Biblioteca Municipal de Mococa “Dr. Almeida Magalhães” e Museu Histórico de Mococa “Professor Carlos Alberto Paladini” também foi colocado em pauta. O local também necessita passar por uma revitalização.
“Mococa é uma cidade rica em cultura, com características e estruturas magníficas. Parabenizo toda a equipe pelos cuidados que estão tomando em relação às atividades turísticas do município de vocês, além de cuidar do Centro Histórico. Estão com uma pasta de turismo e cultura integrada, uma ação que proporciona bastante emprego e renda para Mococa, e, para qualquer cidade que tem este mesmo foco”, disse Guilherme Miranda, Chefe de Gabinete.
O Diretor ainda pediu para que o Chefe de Gabinete, Guilherme, venha intervir no Ministério do Turismo, pedidos de verbas para a reforma do Centro histórico que estão pendentes. A resposta será dada em breve.
Município de Interesse Turístico
Viabilizando participar do ranking da Secretaria de Turismo, para conseguir o título de “Município de Interesse Turístico”, um incansável trabalho está sendo realizado pelo Departamento de Cultura e Turismo para que, desta forma, o Departamento passe a receber recursos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
“Eu quero agradecer pela recepção que tivemos aqui. Em nome do Prefeito, Dr. Felipe Naufel, quero dizer que estamos empenhados e animados com essa parceria com a Secretaria de Turismo e que, em breve, com certeza, Mococa será um Município de interesse turístico”, encerra o Diretor de Cultura.