Dia Mundial do Café e o café da Cooxupé no mundo

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Fruto do cooperativismo, grão produzido por cooperados viaja o mundo e encanta consumidores por alta qualidade e compromisso com agenda ESG

Por Carlos Augusto Rodrigues de Melo

Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé

O café é mais do que uma bebida que consumimos todos os dias: é um produto de grande relevância histórica e econômica. Por isso, no dia 14 de abril comemoramos o Dia Mundial do Café, data instituída pela Organização Internacional do Café (OIC). Para nós, da Cooxupé, o grão é nosso sentido de ser e de existir nesses mais de 90 anos de história.

Dia Mundial do Café

Em primeiro lugar, o Brasil é líder mundial na produção e exportação do café. Já Minas Gerais, onde está localizada a sede da nossa cooperativa, é o estado que mais exporta o produto no país. E a Cooxupé, por vários anos, é considerada líder brasileira na exportação do grão, de acordo com o Cecafé. Somente em 2023, embarcamos 4,5 milhões de sacas aos mercados interno e externo.

Hoje, nosso café, fruto do cooperativismo, viaja o mundo inteiro. Sendo assim, é exportado para cerca de 50 países, como Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Argentina, entre outros. Atualmente, contamos com mais de 19 mil cooperados, que estão no Sul e Matas de Minas, Cerrado Mineiro e média mogiana do estado de São Paulo. Ao todo, 96,7% são mini e pequenos cafeicultores, dando protagonismo à agricultura familiar.

Cooperativismo

Nesse sentido, a Cooxupé é uma ponte para nossas famílias cooperadas verem seu café avançando no mundo por meio do cooperativismo, somando forças com os médios e grandes produtores. Pelo mundo, existem milhões de consumidores que degustam um produto de alta qualidade, alinhado com as necessidades sustentáveis e, ainda, produzido, em sua maioria, por famílias cafeicultoras.

Nós, da Cooxupé, temos um compromisso com a agenda ESG. Por isso, implantamos o Gerações, um protocolo próprio que garante a sustentabilidade em toda a produção e a padronização do nosso café. Ademais, o protocolo visa o novo consumidor da bebida, que exige um café produzido por meio de boas práticas e que tenha a sustentabilidade como pilar.

Café especial

Além disso, nossos produtores estão cada vez mais interessados na produção do café especial, estimulados pelo Especialíssimo. Ou seja, pelo programa da Cooxupé e da SMC Specialty Coffees que premia as famílias cooperadas que produzem os 50 melhores lotes da safra atual. Prova disso é que a SMC embarcou 154.885 sacas de café especial em 2023, sendo que mais de 138 mil corresponderam às exportações. Já a Torrefação Cooxupé disponibiliza marcas de café para o mercado interno, atendendo aos diversos gostos dos consumidores.

Dessa forma, estamos de olho e preparados para garantir um café que atenda às exigências dos consumidores mundiais, inclusive às exigências da União Europeia. Vamos comemorar este Dia Mundial do Café com um produto de alta qualidade e celebrado no mundo todo.

Extraído do hub do café

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