Dia de Cooperar: cooperativas se preparam para celebrar o maior movimento de voluntariado do setor

9
0
COMPARTILHAR

Nascido em Minas, Dia C será comemorado em 6 de julho e mostrará o impacto do voluntariado cooperativista em todo o país

As cooperativas mineiras já estão mobilizadas para participar do maior movimento de voluntariado do segmento no Brasil, o Dia C – Dia de Cooperar, que este ano acontece em 6 de julho, com iniciativas em todo o país. O programa une, celebra e dá visibilidade às ações de impacto socioambiental do setor cooperativo, que são definidas e executadas pelas próprias cooperativas durante todo o ano.

O Dia C demonstra todo o potencial de atuação das cooperativas no campo da responsabilidade social, reforçando os valores desse modelo de negócios e incentivando a adesão de mais pessoas ao voluntariado cooperativista. Nessa data, os cooperativistas realizam diversas ações sociais em benefício das comunidades em que atuam.

Em Belo Horizonte, a celebração organizada pelo Sistema Ocemg será realizada na Praça da Assembleia, a partir das 9h, com serviços e atividades totalmente gratuitos para a população. Quem passar pelo local poderá aproveitar uma intensa programação, incluindo atrações culturais, espaços recreativos para toda a família e uma imersão no ambiente cooperativo. “Esperamos mais de 3 mil pessoas nesse grande encontro em Belo Horizonte para celebrar o poder da cooperação. Mas o Dia C vai muito além das ações pontuais que acontecem nessa data. Ele é uma demonstração da força transformadora dos projetos que são executados pelas cooperativas de forma permanente”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, idealizador do programa.

A agenda do evento de celebração ao Dia C que será realizado pelo Sistema Ocemg na Praça da Assembleia começa com apresentação do Coral Infantil do Instituto Sicoob Credicom, seguido do grupo de dança de rua Soul Guetto. Na sequência, sessão de contação de histórias e show circense do Instituto Circolar animam crianças e adultos. Encerrando a parte cultural, o show do tradicional grupo Baianeiros, previsto para as 11h20, promete agitar o público na praça.

O evento contará também com espaços simultâneos para que a população possa conhecer o trabalho de diversas cooperativas, incluindo produtos para degustação, artesanato, serviços de saúde e bem-estar, contação de histórias, oficina de reciclagem, espaço kids, orientações financeiras e até um estande de experiência imersiva em projetos de sustentabilidade do cooperativismo mineiro.

Criação do movimento – O Dia de Cooperar foi idealizado em 2009, pelo Sistema Ocemg, ganhou projeção nacional e, desde 2015, é realizado nos 26 estados, além do Distrito Federal. A proposta é incentivar as cooperativas a promoverem ações socioambientais nas comunidades em que atuam, ajudando a melhorar a vida das pessoas. Dessa forma o segmento contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por metas que devem ser atingidas até o ano de 2030. Uma vez por ano, sempre no primeiro sábado do mês de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, as cooperativas realizam uma grande celebração, de forma simultânea, em todo o Brasil. “Temos muito orgulho da proporção alcançada pelo Dia C, do seu potencial de catalisar ações voluntárias pelas cooperativas em todo o país e de tudo o que ele possibilita para as pessoas em termos de qualidade de vida e prosperidade”, ressalta Scucato.

Dia C em números – Desde que foi criado, o Dia de Cooperar tornou-se referência em voluntariado no país. Em Minas Gerais, de 2009 a 2023, o movimento já soma 505.626 voluntários e 14.766.743 pessoas beneficiadas. Somente em 2023, 277 cooperativas mineiras desenvolveram ações nesse sentido, mobilizando 14.646 voluntários. As iniciativas aconteceram em 409 cidades do Estado – o que representa um aumento de 10,8% de cidades contempladas, se comparado ao ano de 2022 -, beneficiando 579.629 pessoas.

No Brasil, o Dia C já mobilizou, desde seu nascimento, 1.374.168 voluntários, que contribuíram de alguma forma para o bem-estar e a prosperidade de 29.236.684 pessoas. Em 2023, 140.008 voluntários de 2.005 cidades e 1.091 cooperativas estiveram engajados em ações que atenderam a 3 milhões de pessoas.

por: Assessoria de Imprensa – SISTEMA OCEMG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório