Substância natural presente na bebida atua como estimulante do sistema nervoso central; saiba como ela age no nosso organismo
Por Redação
Tomar café é essencial no dia a dia do brasileiro. Inclusive, tem quem afirme que o dia só começa após consumir sua xícara da bebida. Essa sensação de “despertar” após o cafezinho tem uma razão: a cafeína. A seguir, entenda mais como ela funciona no nosso organismo. E, ainda, saiba quanto de cafeína tem no café.
Estimulante
De acordo com o médico e professor da USP, Octávio Pontes Neto, a cafeína age como estimulante do sistema nervoso central. Ao Jornal da USP, pois, ele explicou que, quando consumimos café, a substância natural é absorvida pelo organismo. Isso até chegar ao cérebro, onde tem vários efeitos.
Nesse sentido, por estimular o sistema nervoso, pode melhorar a concentração, aumentar o estado de alerta. E, por fim, diminuir a fadiga mental. Ademais, o médico contou que a cafeína pode melhorar o humor e dar uma sensação de bem-estar. Isso porque libera neurotransmissores, como a dopamina.
Entretanto, a cafeína pode ter efeitos adversos em pessoas sensíveis. Podendo, por exemplo, atrasar o início do sono ou reduzir sua duração. Por outro lado, quem tem batimentos cardíacos irregulares costuma consumir do café descafeinado, por ter menos cafeína.
Teor de cafeína
Desde já, segundo a Organização Internacional do Café (ICO, na sigla em inglês), o teor de cafeína em uma xícara de café depende de vários fatores. Entre eles, a origem do grão, a composição da mescla e o método de preparo da bebida.
Por exemplo, o café instantâneo ou solúvel possui menos cafeína do que o torrado e moído. Já em relação ao tipo de café, o robusta tem duas vezes mais da substância do que o arábica.
Em seguida, acompanhe mais detalhes sobre a quantidade de cafeína no café.
Quanto de cafeína tem no café?
De antemão, um estudo do Canadá apontado pela ICO indicou que o teor médio de cafeína em uma xícara de café é 80 mg. Dessa forma, a pesquisa identificou que o café torrado e moído, em filtro ou coador, tem menos de 85 mg por xícara. Já o instantâneo possui 71 mg.
Antes de mais nada, o café descafeinado também tem cafeína. De acordo com a Organização, essa bebida tem cerca de 3 mg da substância por xícara.
Ademais, a entidade afirma que consumimos, em média, 300 mg de cafeína por dia. O que equivale a 3 a 4 xícaras de café torrado e moído ou 5 xícaras de instantâneo.
Outras bebidas
Em suma, a cafeína é presente não no consumo de café, mas também em outras bebidas – e até em medicamentos. Entre eles, chás, refrigerantes, energéticos e achocolatados.
Agora, você já sabe quanto da substância tem na bebida e seus benefícios. Passe seu cafezinho e aproveite cada momento!
Extraído do hub do café