A reunião foi com o presidente Gilson Lemes
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu, nesta quinta-feira (10/3), a visita do deputado federal Rogério Correia e da deputada estadual Beatriz Cerqueira. Os parlamentares estiveram no TJMG para pedir que o presidente Gilson Soares Lemes, que já conduziu diversos acordos importantes no Estado, auxilie na resolução do impasse entre os professores da rede estadual e o governo do Estado.
Os professores iniciaram uma greve por tempo indeterminado em 9 de março. Porém, uma decisão do desembargador Raimundo Messias Júnior determinou o imediato retorno dos servidores da educação ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, que passa a valer a partir da data da intimação do sindicato que representa os grevistas.
“O nosso pedido ao presidente é para que o TJMG faça uma mediação nesse caso. Nós conhecemos a realidade da educação e sabemos da necessidade de que o Estado cumpra a legislação. Quando se retira do trabalhador o direito legítimo à greve, há um enfraquecimento de toda a categoria. Por isso, é preciso achar caminhos para que a educação seja valorizada”, explicou a deputada.
O deputado federal Rogério Correia afirmou que o encontro com o presidente Gilson Soares Lemes foi uma tentativa de que o Judiciário faça a intermediação do caso, auxiliando as partes na construção de um acordo. “Nosso desejo é que uma conciliação seja possível.”
O presidente Gilson Soares Lemes, ao receber os
parlamentares, reafirmou o papel do Judiciário de sempre ouvir as instituições
em suas demandas e incentivar que os conflitos sejam resolvidos pelo caminho do
diálogo. “Participamos de inúmeras negociações, que resultaram em importantes
acordos para a sociedade mineira. O que desejamos é que as partes estejam
dispostas a ouvir e a construir uma solução. E, dentro dessa perspectiva,
queremos dar todas as contribuições possíveis”, afirmou.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom Tribunal de Justiça de Minas
Gerais – TJMG (31) 3306-3920 – imprensa@tjmg.jus.br