Departamento de Trânsito da Prefeitura realiza reunião para tratar da mobilidade urbana em Mococa

62
0
COMPARTILHAR

O objetivo é traçar direcionamentos para garantir um trânsito melhor e mais eficiência na prestação do serviço de transporte coletivo urbano

Mococa:- Na manhã desta quinta feira foi realizada uma reunião no gabinete do Prefeito que foi dirigida pelo Diretor do Departamento de Trânsito Guilherme Gomes e pela Chefe de Gabinete Sônia de Pauli. O encontro contou com a participação da empresa Clarb Consultoria que é especializada no desenvolvimento de projetos relativos à mobilidade urbana. A arquiteta urbanista Alana Padovani explicou importantes pontos a serem definidos dentro do Plano de Mobilidade Urbana que será executado em Mococa.

Segundo a arquiteta, este plano consiste em criar alternativas de trafegabilidade e infraestrutura da cidade como a ativação do Terminal Urbano como referência para o transbordo e baldeação entre o centro e os bairros da cidade através do serviço de transporte coletivo urbano.

O projeto de mobilidade urbana nada mais é do que a garantia de condições de locomoção das pessoas dentro das cidades. No Brasil, o desenvolvimento das cidades se deu de forma rápida e sem planejamento, por isso enfrentamos problemas com a mobilidade. Grande parte das pessoas vê o veículo particular como meio de transporte ideal.  Até mesmo aqueles que fazem uso do transporte público sonham com a aquisição de um carro ou uma moto. Fato é que o grande número de veículos nas ruas, entretanto, é um sinal de má qualidade na mobilidade urbana. Eles deixam o trânsito mais pesado, barulhento e poluído.

Segundo o Diretor do Departamento de Trânsito de Mococa, Guilherme Gomes, o município demanda de uma mão de obra especializada para o cumprimento da legislação federal que classifica o ano de 2019 como limite para o desenvolvimento dos planos e ações. “Assumi essa semana o Departamento e vamos dar continuidade a esse importante trabalho que havia sido iniciado para fazer com que Mococa seja referência na questão da mobilidade urbana. Essa Lei foi criada em 2012, mas infelizmente a gestão anterior não deu a atenção devida a essa questão e hoje nós precisamos nos unir e trabalhar para o deslocamento de todos de uma forma segura, rápida e eficiente”, garantiu o Diretor.

Guilherme afirmou que o Plano de Mobilidade Urbana irá contemplar também novas rotas e itinerários do transporte coletivo urbano, colocando fim a uma das grandes reclamações da população mocoquense. “Dentro desse plano, vamos estudar para instruir no novo processo licitatório do transporte coletivo urbano além de novas linhas em bairros onde hoje a população não é atendida, garantir acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida, viagens com itinerários definidos para facilitar o dia a dia dos nossos cidadãos”, concluiu. Outras empresas especializadas no desenvolvimento de ações para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana também foram convidadas para apresentar seus planos de ações, e as reuniões acontecerão nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório