Como a saúde financeira do negócio se relaciona com as práticas ESG?
Por Redação
Ao considerar a sustentabilidade nos negócios, tematiza-se os pilares: social, ambiental e econômico. Desde já, este último, para a Cooxupé, funciona como força motriz dos outros dois. Dessa forma, demonstrando a preocupação com a agenda ESG, que se pauta na busca pelo desenvolvimento sustentável do cooperado. A fim, portanto, de elevar sua produtividade e ganhos econômicos. Assim, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente e com as comunidades com as quais a cooperativa se relaciona. Nesse sentido, o departamento de Captações e Mercado Futuro tem papel protagonista nessa agenda. Portanto, atuando para garantir esse recurso financeiro necessário para manter as diversas atividades da cooperativa.
Este setor, pois, tem a missão de defender o crédito da Cooxupé junto a essas instituições, para que os financiamentos sejam adequados e vantajosos ao negócio. Garantindo, antes de mais nada, a longevidade e boa saúde financeira da cooperativa. E, consequentemente, um desenvolvimento mais sustentável.
De acordo com Talita Silva, analista de Captações Financeiras da Cooxupé, as ações do departamento voltadas também para sustentabilidade do produtor rural são muito importantes.
“O Crédito Rural, por exemplo, que é repassado aos cooperados por meio da venda de insumos nas campanhas internas, tem um importante papel na sustentabilidade dos produtores, principalmente os pequenos, e a Cooxupé atua fortemente com objetivo de obter este recurso para disponibilizar ao seu cooperado”, diz
Conheça mais sobre o departamento
Primeiramente, a equipe de Captações é responsável por cuidar do relacionamento com os bancos parceiros da Cooxupé. Em outras palavras, buscando o recurso financeiro necessário às diversas atividades da cooperativa. Somado a isso, defende o crédito da Cooxupé junto às instituições financeiras, para que a classificação de risco e os financiamentos da cooperativa sejam adequados.
Além disso, contrata operações de câmbio e controla os saldos das contas internacionais. E, por fim, cuida da contratação de operações de derivativos para prevenir a flutuação dos resultados.
Por sua vez, o time de Mercado Futuro administra o relacionamento com as corretoras, controla as posições de café e de Dólar para que fiquem dentro da Política de Risco. Além de precificar as CPRs e registrá-las nas registradoras autorizadas. Apoiando, portanto, os núcleos nas modificações, ajustes e correções nestas operações.
Workshop baseado no tema
No final de dezembro de 2022, a Cooxupé promoveu na matriz da cooperativa, em Guaxupé, o workshop “Finanças Sustentáveis”. Partindo do princípio de que a sustentabilidade de uma empresa se baseia, também, no pilar econômico, o workshop focou em ações pensadas para o sucesso e a longevidade dos negócios.
A partir, pois, das perspectivas de instituições financeiras de renome: Rabobank, Itaú e JP Morgan. Evidenciando, assim, a forte sinergia que o departamento de Captações e Mercado Futuro possui com as práticas ESG.
Extraído do hub do café