Bom resultado é fruto do investimento expressivo na infraestrutura por meio do Provias e outros programas de melhorias
O esforço
empreendido pelo Governo de Minas no sentido de
melhorar a infraestrutura rodoviária do estado começa a surtir um novo efeito,
desta vez relacionado à queda do número de ocorrências ligadas às chuvas
na malha viária entre 2023 e 2024.
Dados levantados pelo Departamento de Estradas de Rodagem
de Minas Gerais (DER-MG) apontam redução de 65% em
problemas que demandam médio e longo prazo para resolução.
Em todo o estado, esses tipos de ocorrência caíram de 20 para sete, se
comparados os períodos de 2022/2023 e 2023/2024. São dois locais na região
Norte e outros dois na região dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, além das
regiões do Vale do Rio Doce, Zona da Mata e Centro-Oeste, com um registro cada.
Dos sete trechos com interrupção, quatro estão liberados e os demais com obras
em andamento ou a iniciar. Há, no entanto, duas ocorrências não relacionadas à
chuva, devido a ação de vandalismo, ambas na MG-314, na altura dos kms 31 e 53.
O DER-MG já solucionou os problemas e restabeleceu o tráfego nos dois locais.
O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, explica o que configura problema de
médio e longo prazo para solução. Segundo ele, os rompimentos de bueiros, as
pontes interditadas, os rompimentos de pista, entre outros eventos de grande
porte que interrompem o tráfego são os mais frequentes.
“Historicamente, em locais onde eram registradas mais ocorrências desta
natureza, como na Zona da Mata, Rio Doce e parte da Região Central, foram
apenas duas interrupções de tráfego. Uma no município de Fervedouro, no km 62
da MGC-482, cuja obra está em andamento e outra próxima a Central de Minas,
trecho já liberado”, aponta.
Em sua avaliação, o aumento dos investimentos por meio do Provias, o maior
programa de recuperação rodoviária da última década, e o trabalho de
conservação rotineira das 40 coordenadorias do DER-MG, contribuem diretamente
para diminuir as ocorrências e, consequentemente, melhorar a segurança viária.
A mesma opinião é compartilhada por quem usa diariamente a malha rodoviária
mineira e ajuda a transportar a riqueza produzida no estado. É o caso do
presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de
Minas Gerais (Setcemg), Antônio Luiz da Silva Júnior.
Para o gestor da entidade, o aporte de recursos destinados à infraestrutura
rodoviária teve um impacto positivo para o setor.
“Nós vínhamos
sofrendo muito na última década, principalmente no período de chuvas, mas em
2022, com a entrada do Provias, a melhora já foi sensível. Em 2023/2024 a
redução foi ainda maior, sobretudo nas interdições de rodovias, com queda de
mais de 60%, conforme a gente vem acompanhado pelo nosso programa Ir e Vir
Seguro, que ajuda a monitorar a malha rodoviária de Minas,” explica.
Walter Luiz de Lacerda Nunes, comerciante do município de Lajinha, localizado
na Zona da Mata, também percebeu as melhorias na malha viária da região.
“Anteriormente, interrupções nas rodovias eram uma rotina, em função da
ausência de manutenção e conservação. Tínhamos, no máximo, uma operação
tapa-buracos. Após as obras, não tivemos nenhuma ocorrência provocada pelas
chuvas”, explica.
As demandas de curto prazo, que são aquelas solucionadas em menos de 12 horas
após a sua ocorrência, também caíram. Configuram neste critério quedas de
pequenas barreiras, abatimentos superficiais, quedas de galhos e arbustos e
erosões que não comprometem a dirigibilidade do motorista na pista.
Plantão garante rapidez
O DER-MG está atuando de forma ininterrupta, seja na execução dos serviços
emergenciais necessários, na busca por uma solução definitiva ou no
monitoramento do ponto até que seja possível restabelecer totalmente o tráfego.
Durante o período de chuvas, as equipes trabalham em regime de plantão para dar
uma resposta rápida para a população.
Em 28/1, por exemplo, quedas de barreiras interromperam o tráfego na LMG-758,
no trecho que liga Belo Oriente – Açucena – Virginópolis e, no mesmo dia, o
departamento realizou a desobstrução dos pontos da rodovia.
Também nesta mesma data, na MGC-367, entre Araçuaí e Virgem da Lapa, o tráfego
ficou limitado a meia pista devido à queda de barreira e árvores. No dia
seguinte, os serviços de limpeza foram concluídos e o trânsito liberado
totalmente.
Na LMG-676, que faz a ligação de Araçuaí até Berilo, passando por Francisco
Badaró, também ocorrem quedas de árvores, que foram retiradas, imediatamente,
após o órgão ser notificado.
Na região Norte, os serviços na ponte sobre o Rio Caititu, na MGC-122, km 238,
entre Janaúba e o entroncamento da BR-251, que liga Montes Claros a Janaúba, no
Norte do estado, foram concluídos em cinco dias. O trecho estava com restrição
de tráfego para todos os tipos de veículos, devido às fortes chuvas que
comprometeram o encabeçamento da estrutura.
Investimento robusto
Minas Gerais tem ampliado os investimentos em toda a malha viária. Em 2023,
somente em serviços de conservação e recuperação funcional foram aportados R$
721 milhões.
Além disso, 80 pontos críticos passaram por obras e outros 728 quilômetros
estão com obras em andamento. Para 2024, o investimento na infraestrutura
viária será ainda mais robusto e deverá chegar a R$ 1,2 bilhão com a
conclusão de 1.184 quilômetros de recuperação do pavimento por meio do Provias
e outros programas.
Ainda para o ano de 2024, 60 pontos críticos da malha rodoviária mineira serão
eliminados.
Novo modelo de contrato de conservação
As boas notícias para 2024 não param por aí. O DER-MG tem a expectativa na
melhora da conservação rodoviária tendo em vista o novo modelo de contrato de
conservação permanente, que tem por objetivo aumentar a qualidade dos serviços
de manutenção rotineira nas rodovias estaduais.
O ponto chave desse novo modelo é garantir que pequenos problemas nas rodovias
não evoluam para situações mais complexas, que coloquem em risco os usuários e
gerem custos excessivos para os cofres públicos.
Para garantir que o programa traga resultados efetivos à sociedade, os
investimentos também serão ampliados.
“Anualmente, o DER-MG vinha investindo, aproximadamente, R$ 7 milhões na
manutenção da malha rodoviária de cada regional. A partir deste ano serão, em
média, R$ 24 milhões em investimentos’, explica o diretor-geral do DER-MG,
Rodrigo Tavares.
Aplicativo
O DER-MG desenvolveu um aplicativo que trabalha on e off-line que passou a
permitir as 40 coordenadorias regionais registrem as ocorrências nas rodovias
em tempo real.
Ele favorece o mapeamento dos problemas mais constantes e possibilita o
planejamento e a priorização dos trabalhos de manutenção e melhorias.
Posteriormente, a ferramenta será disponibilizada para consulta do cidadão com
todas as informações importantes – visualizar interdições, rotas alternativas e
as reais condições das estradas.
Índice de chuvas
Janeiro de 2024 foi marcado por chuva acima da média na Bahia, Rio de Janeiro,
Pará e Minas Gerais. Além disso, o mês também teve calor, típico do verão, e influência
do El Niño, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Vale destacar que o período considerado chuvoso no estado vai de outubro a
março, assim como em todos os estados da região Sudeste. Mas as primeiras
chuvas já começam a ocorrer em meados de setembro, marcando o fim do período de
estiagem.
Além das chuvas, Minas tem mais um desafio que é a questão do seu relevo que
difere de outras regiões do país, o que impacta nos serviços de manutenção da
malha rodoviária.
Provias
Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o
Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em
que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento
realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva
mais segurança e investimentos para o estado.
O programa conta com R$ 2,6 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados
em 124 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.
Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial com o objetivo de reparar danos
decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de
impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o
estado de Minas Gerais.
Foto: DER-MG / Divulgação