Crescimento robusto do volume de serviços em Minas Gerais

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O volume de serviço registra avanço de 3,2% no mês de abril.

O volume de serviços em abril avança 3,2% em relação a março no estado de Minas Gerais. O desempenho do mês foi o mais intenso desde o início da série histórica. Já o indicador de volume de serviços no Brasil registrou um avanço de 0,5%, o mais intenso desde abril de 2021, quando o indicador avançou 2,4%. As atividades “outros serviços” e “transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” registraram os desempenhos mais elevados, respectivamente de 5,0% e 1,7%.

O desempenho anual do indicador, abril do ano corrente frente a abril do último ano, avançou 9,0% em Minas. A evolução foi mais intensa do que o observado no mesmo período de 2023, quando o avanço foi de 7,2%. Nessa base de comparação, quatro das cinco atividades registraram avanço e contribuíram para o elevado desempenho do indicador, pois juntas somam 93,06% do peso do indicador. Os desempenhos das atividades foram: serviços de informação e comunicação (15,2%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,6%), serviços prestados às famílias (7,9%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,5%) e outros serviços (-2,4%).

Para Gilson Machado, economista da Fecomércio MG, o desempenho do volume de serviços reflete a situação atual, com programas de transferência de rendas e negociação de dívidas acontecendo, taxa básica de juros menos intensa que no mesmo período do último ano e um mercado de trabalho aquecido, o que resulta em mais dinheiro em circulação. Esses fatores vêm corroborando para o bom desempenho do indicador.

No indicador do Brasil para essa mesma base, o desempenho foi elevado, porém menos intenso que o de Minas Gerais. Com aceleração de 5,6%, o desempenho supera o mesmo período do último ano, quando registrou crescimento de 2,7%. No contexto nacional, todas as atividades registraram avanço: outros serviços (10,2%), serviços de informação e comunicação (7,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (6,0%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,4%) e serviços prestados às famílias (3,1%).

A aceleração do indicador no acumulado do ano, de janeiro a abril, foi de 5,6% no estado mineiro. O indicador registrou um desempenho menos intenso que o observado no mesmo período do último ano, quando avançou 8,6%. As atividades de serviços de informação e comunicação (16,0%), serviços prestados às famílias (8,0%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,3%), que juntas possuem quase 70,0% do peso contribuíram para o bom desempenho do estado. Em contraste, as atividades de outros serviços (-9,0%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-3,1%), desaceleraram no período.

Já o desempenho no período para o Brasil foi de 2,3%, avanço menos intenso que o observado nos quatro primeiros meses do último ano (4,8%), similar ao contexto estadual. Quase todas as atividades registraram avanço na esfera nacional. O desempenho das atividades foram: serviços de informação e comunicação (5,7%), serviços prestados às famílias (4,9%), serviços profissionais, administrativos e complementares (3,7%), outros serviços (3,5%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,8%).

O volume de serviços no acumulado de 12 meses, de maio de 2023 a abril de 2024, registrou um avanço de 7,0% no período. O desempenho do período reflete o incremento em quase todas as atividades, que juntas somam 93,06% do peso do indicador. O comportamento das atividades seguiu a seguinte dinâmica: serviços de informação e comunicação (15,2%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,1%), serviços prestados às famílias (6,2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (3,6%) e outros serviços (-8,6%).

No Brasil, o indicador no acumulado 12 meses registrou um crescimento mais brando, de 1,6%. Em relação ao estado mineiro, o avanço teve menor intensidade, 5,4 pontos percentuais a menos. Para o período, o desempenho das atividades foi mais dividido, com apenas três das cinco atividades registrando avanço: serviços prestados às famílias (4,3%), serviços de informação e comunicação (3,7%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,3%). Já as outras atividades desaceleraram no período: outros serviços (-0,7%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,6%).

“O bom desempenho do setor de serviços é devido à melhora do ambiente econômico em relação ao último ano. Contudo, é necessária certa cautela com o desempenho para os próximos meses. A situação inflacionária do país tende a frear a desaceleração da taxa básica de juros. Além disso, o Brasil está lindando com a preocupação fiscal e a tragédia ambiental do Rio Grande do Sul, que trará reflexos no indicador para o próximo mês. Esses são alguns fatores que tendem a mitigar o desempenho do setor de serviços,” destaca Machado.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

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