Produtores de café antecipam compras de colheitadeiras em 30%
A preocupação com a mão de obra na colheita do café está gerando preocupações ao produtor que ainda tem incertezas se poderá ou não contar com a mão de obra vinda de outras regiões (como normalmente acontece nos outros anos). Diante dos casos do coronavírus e as normas de distanciamento tomada por alguns municípios, a colheita desta safra poderá sofrer mudanças de custo e duração.
Prova de que o produtor está preocupado e buscando saída para a situação adversa que pode enfrentar, é a antecipação na compra de colheitadeiras durante o mês de março.
Segundo Reymar Coutinho, presidente da Pinhalense, houve aumento de 30% nas compras e o número expressivo surpreendeu a empresa. “Acho que foi uma conjuntura de fatores. O produtor sempre deixa para fazer essa compra entre abril e maio, mas com receio das limitações por conta do Coronavírus resolveu antecipar”, comenta.
O presidente da Pinhalense acredita que os picos de altas no preço do café na Bolsa de Nova York e o dólar alto também influenciaram nas compras antecipadas.
Fonte: Notícias Agrícolas