Iniciativa atua pelas pautas relativas às políticas públicas para o segmento da cafeicultura brasileira
A Cooxupé foi uma das representantes do setor que participou do lançamento oficial da Frente Parlamentar do Café, no dia 28 de março, em Brasília. Representando a cooperativa estavam o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, e o gerente de comunicação corporativa, Jorge Florêncio Ribeiro Neto. O setor cafeeiro tem importante participação no cooperativismo, que é responsável por 55% da produção nacional de café, de acordo com o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.
O objetivo da Frente Parlamentar é atuar pelas pautas relativas às políticas públicas para o segmento da cafeicultura brasileira. Entre os assuntos promovidos pelo grupo estão o fundo de defesa da economia cafeeira (Funcafé), pesquisas relacionadas à cultura do grão, política nacional de incentivo à produção de café de qualidade, além de benefícios sociais para os trabalhadores do setor, seguro rural, entre outros temas.
Em seu discurso durante o lançamento, o presidente da Cooxupé elogiou a retomada da Frente Parlamentar do Café e afirmou que o encontro foi um dos fóruns mais significativos que já viu em sua vida, pela importância dos representantes da área reunidos no local.
“A cafeicultura brasileira evoluiu muito. Nós podemos dizer que, com as ações propostas aqui, como rastreabilidade, processos de sustentabilidade e ESG que estamos vivendo, nós temos capacidade de estar no mundo todo, sentados em qualquer fórum de debate para falar sobre a cafeicultura. Vim trazer o apoio da Cooxupé, que tem 18 mil associados. É um orgulho representar um número tão significativo de famílias cafeicultoras”, discursou Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Autoridades
A solenidade aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, e teve a participação de entidades, parlamentares e, também, de autoridades nacionais, estaduais e internacionais. O deputado federal Emidinho Madeira (PL-MG) é o presidente da Frente Parlamentar do Café e o vice-presidente é o deputado federal Evair de Melo (PP-ES). Já o secretário do grupo de trabalho é o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG).
Fonte: samia@phideias.com.br