Cooxupé finaliza “Dias do Conhecimento” em 2023

20
0
COMPARTILHAR

Evento realizado pela cooperativa oferece troca de experiências com palestras e condições especiais aos produtores

O momento da colheita de café é de extrema importância para o produtor rural. Portanto, a Cooxupé realiza o evento “Dias do Conhecimento” em diversas unidades, para deixar os cafeicultores preparados para os trabalhos da nova safra.

Ao longo do mês de maio, os cooperados de cidades como São Pedro da União (MG), Serra do Salitre (MG), Rio Paranaíba (MG) e São José do Rio Pardo (SP), entre outras localidades, puderam participar dos encontros. Além de ganhar conhecimentos e compartilhar experiências.

APAE de Nova Resende recebe doações de alimentos dos cooperados

Dias do Conhecimento

Ao todo, a cooperativa realizou 19 “Dias do Conhecimento”, entre abril e maio deste ano, com sucesso total de público: 14.035 pessoas.

Antes de mais nada, o evento começou em 4 de abril, em Alfenas (MG), finalizando em 30 de maio, em Monte Santo de Minas (MG). Os encontros, pois, acontecem nas unidades de atendimento da Cooxupé e tiveram como tema central neste ano a “Abertura Safra do Café 2023”.

Palestras

Nesse sentido, os cooperados participaram de um ciclo de palestras que os preparou para a colheita, que costuma começar no mês de maio. Tanto que o Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio.

Acima de tudo, a data foi instituída pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2005, para valorizar e homenagear o produto. Mas, especialmente, para marcar o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil.

Oportunidade de integração

De acordo com os gestores da cooperativa, os “Dias do Conhecimento” são uma oportunidade de integração entre a Cooxupé e suas famílias cooperadas. Além de oferecer aos produtores condições especiais na aquisição de fertilizantes, defensivos e maquinários.

Antecipadamente, os encontros contam com uma apresentação do gerente de cada filial. É quando o gestor da unidade informa sobre a campanha de insumos e detalha as Sobras e Demonstrativos das Sobras.

Durante a exposição, ele também fala sobre o recebimento de café. Outro assunto trazido pelo gerente é a importância do seguro para proteção do cafezal.

Palestras

Além disso, ministraram três palestras no evento deste ano. Uma delas foi sobre o “Gerações”, o novo protocolo de sustentabilidade da Cooxupé. Teve também uma apresentação sobre Finanças, para divulgar os projetos elaborados pela cooperativa com as instituições financeiras parceiras.

Nestas iniciativas, desde já, o cafeicultor teve a oportunidade de acessar taxas subsidiadas, como o Crédito Rural. Ou seja, a Cooxupé oferta essa prestação de serviço, sendo uma ponte entre bancos e cooperados.

Em seguida, foi realizada uma palestra sobre pós-colheita do café. Na ocasião, foi explicada a importância das boas práticas para a produção de grãos de alta qualidade. E que esses cuidados começam antes da colheita e vão até a secagem e beneficiamento do café.

Solidariedade

Por fim, os “Dias do Conhecimento” ainda ajudam a despertar a solidariedade dos cooperados. Afinal, durante os encontros, a Cooxupé coleta de alimentos e doa a entidades da região onde o evento foi ministrado.

Em 3 de maio, por exemplo, a cooperativa arrecadou 219,30 quilos de mantimentos em Nova Resende (MG). As instituições do município Apae, Lar São Vicente de Paula e Casa da Criança receberam as doações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório