Ranking da revista valoriza e homenageia o agronegócio brasileiro; publicação traz entrevista com o presidente da cooperativa cafeeira
Por Redação
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) ficou entre as 100 maiores empresas do Agro 2023 no Brasil. Antes de mais nada, o ranking é uma iniciativa da revista Forbes Brasil. Dessa forma, o objetivo da publicação é valorizar e homenagear o agronegócio brasileiro, um setor da economia que colhe recordes.
Primeiramente, a Cooxupé ficou na 26ª colocação. Isso porque, em 2022, sua receita foi de R$ 10,1 bilhões. Ou seja, um crescimento de 50,7% se comparado com 2021, quando estimaram a receita em R$ 6,7 bilhões.
Em entrevista para a revista, inclusive, o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ressalta que a capacitação dos cooperados vai atender mercados cada vez mais exigentes.
Forbes
Acima de tudo, o veículo destaca a variação positiva da receita da Cooxupé. Entretanto, afirma que repetir este feito em 2023 é uma tarefa árdua. Pois, o café é uma cultura de bienalidade e efeitos climáticos exacerbados.
Nesse sentido, Carlos Augusto explicou que a cooperativa sempre terá grandes desafios, mas também grandes oportunidades. “O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, e estamos aqui para produzi-lo”, afirma.
De antemão, a reportagem da Forbes lembra que a empresa cafeeira tem resiliência e potencialidades após mais de 90 anos de cooperativismo. Afinal, conquistou 19 mil famílias cooperadas e atua em mais de 300 municípios.
Ademais, a Cooxupé conta com 48 unidades de negócio e recebe 5 milhões de sacas de café arábica por ano. Em outras palavras, quase 10% do montante produzido no Brasil. Em conclusão, é a maior produtora e exportadora individual de café do mundo.
Possibilidades
De acordo com Carlos Augusto, os cooperados observam esse cenário ao cumprir seus compromissos de entregas do grão à cooperativa. O que abre as possibilidades de bons desempenhos. “Claro que o mercado é soberano. Mas, diante de um cenário positivo, os produtores poderão aproveitar”, diz o presidente.
Além disso, a Forbes traz a informação de que a Cooxupé exportou 6,8 milhões de sacas de café em 2022. Primordialmente, os principais destinos do grão foram Europa e Estados Unidos. No entanto, Carlos Augusto contou que a empresa está com um olhar especial para a Ásia. “Estamos trabalhando bastante também com a China e a Coreia do Sul”, acrescenta.
Sustentabilidade
Em suma, para conquistar novos mercados internacionais, a cooperativa atende às exigências globais por qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e segurança do alimento. Assim, a Cooxupé defende que o processo para agregar mais valor ao grão começa na lavoura. Desse modo, a cooperativa conversa cada vez mais sobre a agenda ESG, o crédito de carbono e a agricultura regenerativa.
“Temos de levar formação cultural e tecnologias inovadoras aos nossos cooperados, para que se adequem a essas necessidades”, conclui Carlos Augusto à publicação.
Extraído do hub do café