Cooxupé: Colheita da safra 22 de arábica avança para 33,29%, mas ainda é mais lenta que nos últimos anos

50
0
COMPARTILHAR

Depois do setor registrar atraso no início da safra de café arábica do Brasil, os trabalhos no campo começaram a ganhar ritmo nas últimas semanas. 

Plantação de Café

De acordo com dados divulgados pela Cooxupé na manhã desta quarta-feira (13), a colheita da safra 22 atingiu 33,29% nas áreas de atuação da cooperativa. Na semana passada o índice era de 25,72%. 

Por área, o levantamento da Cooxupé mostrou que o estado de São Paulo tem 23,65%, sul de Minas Gerais tem 39,03% e Cerrado Mineiro 24,29%. Em comparação com os últimos anos, a colheita continua atrasada. Em 2021, neste mesmo período, a área colhida estava em 35,61%. 

Mercado

O mercado de café arábica segue aguardando o avanço da safra brasileira para enfim entender os reais impactos das condições climáticas adversas nos últimos dois anos. Antes estimada como uma possível super produção, a safra 22 de café arábica vai se consolidando com potencial mais baixo, resposta à seca prolongada e as geadas do ano passado. De acordo com lideranças do setor, ainda não é possível saber o rendimento da safra, mas a expectativa é que a qualidade da bebida se destaque com o produtor focado no pós-colheita. 

Apesar do avanço da safra no Brasil, as cotações continuam oscilando bastante na Bolsa de Nova York (ICE Future US). De acordo com analistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas, os fundamentos continuam sólidos, como quebra no Brasil e problemas climáticos em outras origens produtoras como na Colômbia e Honduras, mas os fatores externos e o risco de uma recessão global continuam mantendo a volatilidade no mercado de café. 

Por: Virgínia Alves

Fonte: Notícias Agrícolas

Foto: Agência Brasil – EBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório