Associação Brasileira da Indústria de Café divulga dados de consumo do produto entre janeiro e agosto deste ano
Por Redação
No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Café. Acima de tudo, a data foi estabelecida em março de 2014, pela Organização Internacional do Café (OIC). E contou com o apoio de dezenas de associações ao redor do mundo ligadas ao setor cafeeiro. Entre elas, pois, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Em primeiro lugar, a ocasião visa unificar as celebrações. A homenagem promove o consumo de cafés certificados em todo o mundo e, ainda, chama a atenção para o trabalho dos cafeicultores. Portanto, a ABIC aproveita para divulgar que o consumo de café segue em alta no Brasil.
Consumo de café
Motivos para celebrar não faltam. De acordo com dados da ABIC, gerados a partir de uma parceria com a Horus, empresa de inteligência de mercado que coleta mais de um milhão de notas fiscais mensalmente nos pontos de venda do varejo, houve um aumento de 0,90% nas vendas de janeiro a agosto deste ano. Isso se comparado com o mesmo período do ano passado. De julho para agosto, entretanto, o acréscimo nas vendas foi de 4,82%.
Antes de mais nada, os dados por região brasileira apontam que o Sul e o Nordeste registraram, respectivamente, um crescimento nas vendas acumuladas nesses oito meses com aumentos de 5,89% e 1,87%.
Maior presença nas cestas de compras
De julho para agosto, o alimento também aumentou sua presença nos carrinhos de compra. Especialmente no atacarejo, com incidência 3,90% maior.
Ademais, todas as regiões do Brasil mostraram alta nesse aspecto, liderados pelo Nordeste, com 4,20% a mais. Seguido do Norte, aumento de 4%, e com o Sul em terceiro lugar, com 2,80% de acréscimo.
No mesmo período, pois, houve elevação do ticket médio. Liderado novamente pelo atacarejo, que em julho foi de 19%, e em agosto foi para 21%. Primordialmente, a região Sudeste apresentou o maior gasto por compra no mês, de 21,82%. Ou seja, um aumento de 2,24% em relação a julho.
Papel do Brasil
Para o presidente da ABIC, Pavel Cardoso, o Dia internacional do Café é ainda mais especial neste ano. Desde já, por conta do aniversário de 50 anos da Associação, cujas ações estimularam o consumo de qualidade no país.
Assim, ele destaca o importante papel que a cafeicultura brasileira exerce no mundo, responsável por 40% da produção mundial. Em 2023, o café gerou receita de mais de R$ 86 milhões, segundo o Cecafé. Entretanto, o executivo lembra que há desafios a serem superados.
“Precisamos trabalhar mais fortemente na exportação do nosso café não somente como grão cru. Mas, também, como produto acabado, com maior valor agregado no mercado. A ABIC tem se dedicado a esse ponto, preparando os industriais e unindo forças com os setores privado e público para a promoção do café brasileiro, criando oportunidades mundo afora”, ressalta.
Por fim, o presidente da ABIC reforça que toda a cadeia está convergida para essa pauta. Agindo, portanto, junto ao Governo Federal para impulsionar a boa imagem dos cafés do Brasil.
Extraído do hub do café