A troca do chá pelo café vai fomentar consumo e os gelados também devem ganhar espaço, segundo dados da Euromonitor
Por Redação
Apesar de não ter avançado como o esperado nos últimos anos, o consumo de café se manteve resiliente mundo afora. Desde já, as incertezas em relação à produção global do grão continuam. Entretanto, e para o consumo, quais são as expectativas? De acordo com dados da Euromonitor, apresentados por Rodrigo Mattos durante o 29º Encafé, a demanda pelo produto vai continuar. Porém, o grande diferencial é que ela não parte de consumidores tradicionais como Estados Unidos e Europa, mas sim da Ásia. Conforme publicado no portal Notícias Agrícolas.
Ásia
Segundo Mattos, é esperada uma demanda significativamente maior do que hoje. E, na Ásia, o mercado de café ainda tem muito espaço para avançar.
“Tem muito espaço para ‘roubar’ do consumo de café que é muito grande. É um processo lento, mas vemos que tem grande potencial”, disse.
Além da Ásia, os dados apontam África e América Latina como potenciais mercados em expansão para o café.
Tendências do mercado
Entre as tendências para os próximos anos, inclusive, Rodrigo destacou que o mercado de café poderá encontrar espaço com outras categorias e novas formas de se utilizar o café. Como, por exemplo, as bebidas esportivas e as energéticas.
“O desenvolvimento de novos produtos será marcado por produtos que são gelados, sustentáveis e que se sobrepõem a outras categorias”, complementa.
Tecnologia
Mattos acrescenta, ainda, que mais do que nunca a cadeia fará uso de tecnologia para avançar do campo à xícara. Assim, justificado pelos efeitos das mudanças climáticas. E, principalmente, o fato de o consumidor final estar apostando em produtos que apoiem as causas sociais, por exemplo.
“Sobre a quinta onda do café, é bem provável que ela não nasça nos grandes países consumidores. O café não se expandirá somente geograficamente, mas também em ocasiões locais”, finalizou.
Extraído do hub do café