Entenda como consumir a bebida de uma forma em que você consiga contribuir para um planeta mais sustentável
Por Redação
Você sabe qual é a relação entre café e consumo consciente? Uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, pois, o café desempenha um papel fundamental em diversas culturas e sociedades. Desse modo, diante dos desafios globais relacionados à sustentabilidade e à responsabilidade social, o grão possui um papel-chave para repensarmos os nossos hábitos de compras. E, ainda, a relação com o meio ambiente. Ou seja, evidenciando a preocupação com o consumo consciente.
Antes de mais nada, publicaram a reportagem no portal Exame.
Café, sustentabilidade e qualidade
De antemão, a produção de café está diretamente ligada à sustentabilidade. A partir da adoção de práticas conscientes de cultivo, manuseio, logística e embalagem, por exemplo. Contudo, a cadeia produtiva e o processo de vendas do grão contribuem com o meio ambiente.
Entretanto, o que isso significa? Indica que, com a escolha correta das etapas, as empresas colaboram para impactar o mínimo possível nos solos, rios ou na contaminação do ar durante qualquer fase da produção. Dessa forma, optando por alternativas sustentáveis.
Responsabilidade
Para quem não sabe, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) possui como um de seus pilares a sustentabilidade. Portanto, tem a responsabilidade de garantir não apenas a pureza e a qualidade do café. Mas, também, a sustentabilidade do produto.
O Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, criado pela instituição, assegura que os grãos são provenientes de fazendas certificadas quanto à produção sustentável. Nesse sentido, preservam o meio ambiente e respeitam o produtor. Além disso, leva em conta as boas práticas de fabricação.
Consumo consciente
Atualmente, o consumidor tem um papel importante no mercado e está cada vez mais atento ao que as empresas oferecem.
Se você, amante de café, quer fazer parte do grupo de pessoas que adotam um consumo consciente, confira as dicas a seguir:
Primeiramente, opte por cafés com o Selo Especial de certificação da ABIC. Assim, você tem certeza de que o conteúdo é de qualidade e proveniente de uma empresa sustentável;
Em seguida, considere marcas que levam em conta o pós-uso de cápsulas. Afinal, grande parte delas disponibiliza sistema de coletas para o descarte correto;
Depois, diminua o uso de descartáveis na hora de fazer e consumir o seu café. Isto é, prefira copos, canecas ou xícaras duráveis e filtros reutilizáveis;
Por fim, lembre-se de usar a borra como adubo, ingrediente da compostagem. Ou, até mesmo, como esfoliante natural para a pele ou cabelos.
Em conclusão, optar por um consumo consciente é selecionar produtos de qualidade. E que respeitam os limites do meio ambiente. Faça a sua parte!
Extraído do hub do café