Compliance e vantagem competitiva nas empresas brasileiras

75
0
COMPARTILHAR

Elaine Alcântara (*)
Compliance é um dos pilares da Governança Corporativa e, ao ser estruturado em um eficiente programa, é forte aliado na promoção da imagem de integridade empresarial.

O País está passando a limpo muitos erros sequenciais. Estamos vivendo o que muitos chamam de crise de amadurecimento que, neste momento, se reflete nas esferas pública e privada. Em função disso, muitas corporações estão adotando programas de Compliance.

As empresas estão em constante busca por consolidação no mercado, diferenciação e, principalmente, maior lucratividade e crescimento sustentáveis. Mas não é só isso. Os consumidores estão cada dia mais exigentes. É preciso ter reputação, coerência e seriedade para ser desejado. O cliente atual é mais consciente e, além do produto ou serviço que adquire, quer outros valores mais amplos.

Uma empresa em Compliance é aquela que observa e cumpre a legislação a que está submetia, se pauta por princípios éticos na tomada de decisões e adota um conjunto de medidas que possibilita prevenir, minimizar e monitorar riscos.
O principal objetivo de um programa de Compliance é preservar a boa imagem e reputação de uma empresa no mercado onde atua por meio de ações de combate à fraude, corrupção e lavagem de dinheiro.

Cada empresa apresenta características próprias inerentes às suas atividades e, por isso, não há uma fórmula uniforme e definida para implantação destes programas. Não obstante, há alguns aspectos cruciais para seu sucesso, como o Código de Ética e o canal de denúncia. Também é fundamental o comprometimento da alta direção, análise de risco, bem como comunicação e treinamento, dentre outros quesitos.

Os benefícios da implantação de um programa de Compliance são inúmeros e vão além da garantia de boa reputação de mercado. Na verdade, ele representa um bônus para a empresa, uma vez que condutas corretas transmitem ao mercado uma mensagem de segurança e previsibilidade, o que facilita as negociações, além de reduzir os riscos do negócio e prevenir danos à imagem e reputação da companhia.

Este tipo de programa não beneficia somente a empresa, mas toda a sociedade, pois estimula a ética, confiança e transparência, essenciais para qualquer ambiente de negócio sustentável.

(*) Elaine Alcântara é diretora geral da ITMS do Brasil e possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão da saúde por meio da telemedicina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório