• Plano de retorno tem cinco eixos principais, forte agenda de sanitização e distanciamento e suporte técnico da Sociedade Brasileira de Infectologia e do Hospital Israelita Albert Einstein
• Seis escolas nas cidades de Manaus, Sorriso, Sinop e São Luís retomaram as atividades presenciais com elevada adesão e manutenção de parte das atividades online
São Paulo, agosto de 2020 – Vários estados e municípios avançam na flexibilização da quarentena, incluindo a criação de agendas de retorno para as aulas presenciais. Para se preparar, a Maple Bear, rede de ensino bilíngue com metodologia canadense e cerca de 30 mil alunos, criou um robusto plano de retorno que inclui a experiência de unidades e países que já retomaram às aulas presenciais, incluindo investimentos em equipamentos e adaptações, um rígido protocolo sanitário e um planejamento acadêmico de curto e médio prazo. A rede contou com a assessoria da Sociedade Brasileira de Infectologia para supervisão dos protocolos e o Hospital Albert Einstein irá realizar uma auditoria de conformidade nas unidades de São Paulo capital. Tudo para garantir a segurança e acolhimento para alunos e pais neste retorno tão esperado.
“A garantia de que a aprendizagem continue seja qual for o contexto é prioridade da Maple Bear. Vivemos em um ambiente adverso e em constante alteração. Para atingir esse objetivo essencial, trabalhamos com os diferentes cenários de retorno presencial e híbrido, o que já está acontecendo em nossas escolas de Mato Grosso, Amazonas e Maranhão, ou digital, como continuamos na maior parte das escolas. Está sendo um período de muito aprendizado e acreditamos que a partir de agora as escolas não serão mais as mesmas”, afirma Cintia Sant’Anna, diretora acadêmica da Maple Bear, que completa, “por esse motivo criamos novos
caminhos e formas para minimizar esse impacto pedagógico na vida de nossos alunos, como uma plataforma de estudos online, webinars com atividades lúdicas, orientações para pais, cartilha de procedimentos por público e um website com orientações para a comunidade escolar”.
O plano de retorno tem cinco eixos principais: reconstrução do relacionamento com os alunos, estabelecer novos procedimentos de comportamento e rotinas, focar a programação das aulas e atividades nos conhecimentos essenciais, analisar o desempenho dos alunos no período de isolamento social e compartilhar com toda a comunidade o plano de retorno às atividades na escola. Dentro deste escopo, uma das principais medidas é o retorno gradual com a criação de uma escala de turmas por dia ou iniciar com um número reduzido de salas ou com foco em determinada faixa etária, de acordo com as regras locais. Nas salas, é mantida uma distância de dois metros entre os alunos e os espaços serão mantidos arejados e com ventilação natural.
Na área sanitária, a gama de ações é vasta e vem se mostrando efetiva nas escolas já reabertas. Um dos principais pontos de atenção é o momento de chegada, em que é realizada a checagem de temperatura dos alunos, professores e colaboradores em sala reservada ou enfermaria, além do uso de tapete capacho sanitizante para higienização dos calçados. Esse processo é feito com agilidade e uma fila organizada de forma a evitar aglomerações. A rede estipulou também que professores e funcionários tenham uma roupa para uso na escola. Já os jovens têm um kit individual de brinquedos, materiais de estudo, de higiene e alimentação a fim de evitar trocas.
A limpeza está sendo intensificada em todas as escolas, seguindo um protocolo parecido com o dos hospitais, com o uso de produtos com álcool 70% e limpeza constante em todas as áreas. A rede priorizou o uso de álcool em espuma ou em gel em vez dos borrifadores de álcool líquido, pois identificou que esses assustam algumas crianças. Para reforçar todos esses procedimentos, foram expostos nos principais ambientes da escola placas de sinalização para pais, alunos, colaboradores e visitantes.
“Pela experiência que tivemos nas unidades que já retomaram aulas presenciais, o correto uso de EPIs, uma comunicação recorrente com os pais e treinamentos foram muito importantes para um retorno organizado. Além disso, manter opções digitais também se mostrou fundamental para atender algumas famílias que preferiram não mandar seus filhos neste momento, além de atender a redução de capacidade. A taxa de presença foi crescendo semana a semana, mas entendemos que o modelo híbrido deve prevalecer nos próximos meses”, completa a diretora acadêmica da Maple Bear.
Sobre a Maple Bear
Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 500 escolas em 24 países, atendendo mais de 40 mil crianças e adolescentes, a Maple Bear Canadian School é uma das líderes mundiais em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas melhores práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do mundo. As escolas Maple Bear proporcionam um sistema de aprendizagem centrado no aluno, em um ambiente seguro e estimulante, despertando a paixão por aprender ao longo de toda a vida. No Brasil, a Maple Bear está presente em todas as regiões do País com mais de 140 escolas, que contam com uma metodologia canadense de ensino experiencial, bilíngue e multicultural. Em 2017, o Grupo SEB tornou-se o controlador da master franquia brasileira, que investe em treinamento com educadores canadenses, oferece uma oportunidade de negócio sólido e com propósito social que contribui com a formação dos jovens e do País.
Fonte: Assessoria Maple Bear – DFREIRE Comunicação e Negócios Tel.: (11) 5105-7171 – Rafael Machado – rafael@dfreire.com.br – Marcela Baptista – marcela@dfreire.com.br – Élida Gonçalves: elida@dfreire.com.br – Patricia Trindade – atendimento1@dfreire.com.br