Cliente da Cooxupé, maior cooperativa de café do Brasil, alugou um navio exclusivo para retirar contêineres que havia negociado
A crise na logística marítima em todo o mundo faz com que as empresas se adaptem para exportar. Um dos exemplos desse esforço para driblar os problemas foi a operação realizada pela equipe da Cooxupé para embarcar, neste mês, contêineres negociados com um cliente internacional. Isto porque, o cliente da cooperativa alugou um navio e o enviou ao Porto de Santos, somente para retirar o café comprado.
“Devido ao caótico cenário na logística marítima internacional, um de nossos clientes afretou um navio para retirar os contêineres que havia negociado com a Cooxupé. Assim, foi uma operação realizada com extrema velocidade. Uma vez que não teríamos outra oportunidade com este navio”, explica o gerente administrativo de Exportação e Mercado Externo da Cooxupé, Ronald Pires de Moraes.
Operação
A atracação do navio ocorreu no dia 6 de novembro, em Santos, por volta das 5h30, e ele partiu às 21h30 do mesmo dia, com 125 contêineres, ou seja, com o equivalente a 45.000 sacas de café.
As operações de estufagem e de descida dos contêineres ao porto de Santos ocorreram em quatro dias, sendo finalizadas, assim, no dia 31 de outubro. “Esse prazo era importante devido as manifestações e paralisações dos caminhoneiros programada para início em 1º de novembro. Desta forma, a Cooxupé conseguiu cumprir com o objetivo e prazos pré-estabelecidos”, diz Moraes.
Crise na logística marítima
Ainda segundo ele, vários departamentos da Cooxupé estiveram empenhados na operação, mostrando a força da cooperativa. Moraes também avalia a movimentação do mercado neste momento. “Devido a situação atual, a logística vem sendo reinventada. E, assim, criando novas oportunidades para atender nossos clientes”, conclui.
Fonte: Notícias da Cooxupé
Foto: Programa ACS na TV