Você é uma daquelas pessoas que nunca ficam 100% satisfeitas com as soluções que existem no mercado e sempre tem aquela sensação de “tá bom, mas podia ser melhor” quando você usa um sistema qualquer?
Se após assistir ao episódio “White Christmas” da série Black Mirror você seria a primeira pessoa na fila para ter o seu eu robô (entenda no vídeo abaixo) só para não ter que explicar o que você quer para todo mundo, talvez você se identifique com uma plataforma Open Source.
Mas não se preocupe que não vamos falar de nenhuma série de ficção científica aqui, o assunto de hoje é sobre Plataformas de E-commerce Open Source.
Mas afinal, o que diabos é um Open Source?
O termo Open Source, traduzido ao pé da letra, significa código aberto mas o que realmente importa para que esse artigo faça sentido para você, quando dissermos o termo Open Source, entenda que você poderá pegar um software qualquer que virá com as configurações básicas prontas e a partir daí a sua criatividade é que vai definir o destino do sistema. (muito mais poético do que simplesmente código aberto, você não acha?).
Para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo prático:
Imagina que você possa chegar em uma montadora de veículos, e comprar o modelo básico de um carro 0 km, mas depois disso, você possa customizar seu possante do jeito que quiser, desde colocar um motor mais potente, até mudar toda a lataria para um modelo retrô do calhambeque “bibi” da música do Roberto Carlos.
Em outras palavras, nesse caso você estaria comprando um “Open Car” tá bom! Eu sei que esse trocadilho foi horrível, mas não resisti.
Uma vez que você entendeu para que serve uma ferramenta Open Source, saiba que existem vários tipos de softwares que são comercializados nesse formato, e no e-commerce os 4 principais são:
Magento – Open Cart – Prestashop – Woocommerce
Não vamos entrar no mérito de listar as qualidades ou defeitos de cada solução, pois em todas elas, você vai precisar de alguém especializado nessa para dar a manutenção que você precisa. Vale prestar atenção nos detalhes do profissional que você for escolher para configurar a loja, pois os conhecimentos dele na solução vão influenciar positiva ou negativamente no seu desempenho.
Acesse o nosso site e leia mais:
Fonte: Casa de Imagem Marketing Digital