Perder neurônios é muito mais grave do que perder tecido muscular. Por isso, gostaria de aconselhar os leitores a lerem todos os dias uma página mais difícil do que a do dia anterior. Isso é rejuvenescedor do que o exercício físico, e mais ainda do que o creme “anti- idade”, que é inútil. Ler, escrever e manter o cérebro mais ativo, assim como a memória. Manter o cérebro ativo: esse é provavelmente o segredo da juventude. Também é preciso dizer que o aumento da expectativa de vida alterou as faixas etárias.
Como contar o tempo? Como você sabe, nos relógios há um pêndulo que vai de um lado para o outro… É isso que conta o tempo. Proponho construir um pêndulo, não aquele que vai da esquerda para direita, mas um pêndulo que se torce, um pêndulo de torção. Damos impulso, o fio se torce em uma direção. Você solta… Ele parte em outra direção. Ele ultrapassa o equilíbrio e volta para o outro sentido. Uma espécie de movimento perpétuo. Não, porque o movimento vai parar… Acho que podemos medir esta idade: a idade do rejuvenescimento. Porque podemos avaliar como somos velhos quando somos jovens: sofremos a provação do nascimento, a provação do desmame, dos diversos abandonos, somos sufocados pelas neuroses dos pais, pela adaptação aos amigos, temos medo de deixar a infância para trás. Quando chegamos à vida adulta, temos medo da necessidade de vencer, das disputas acirradas, dos cinismos do patrão, dos conflitos de relacionamento etc. E, à medida que envelhecemos, nos livramos de todas essas responsabilidades, tudo isso se ameniza, tudo se acalma aos poucos. As pretensões que tínhamos foram realizadas, e, se não foram, nos esquecemos delas. A carreira é uma página completamente virada. Os medos desaparecem, temos menos inimigos, causamos menos inveja. No balanço temos mais ganhos no lado moral do que perdas no lado físico. Por isso, eu nunca vou dizer que a juventude é a melhor fase da vida.
A pior doença do envelhecimento é certamente o rancor. Queríamos algo, não alcançamos, ficamos cheios de rancor. E deixar o rancor para trás é, sem mais nem menos, ganhar saúde, isto é, ganhar juventude. Pessoalmente, encaro a vida – as três idades: juventude, vida adulta, velhice- como um rejuvenescimento perpétuo. Desde que é claro, seja realizado o exercício diário de inteligência que mencionei agora há pouco. Assim o envelhecimento causará alegria, que provocará risos, e rir é juventude. O humor provoca o riso, e a inteligência provoca o humor. Acredito que a prescrição que acabo de fazer é o melhor creme anti -idade.