Desde que eu era criança já conhecia aquela bela e gigantesca árvore centenária. Eu a considerava minha amiga. Ela ainda é o poleiro dos pássaros, a sombra do homem do campo e dos pedestres. Seria, também, uma ferramenta política, se aquela linda árvore estivesse na cidade já que os políticos plantam mudas para substituir aquelas plantadas que outros políticos arrancaram. Há também as árvores plantadas em memória, tributo, ao pé das quais são colocadas flores. Isso nos leva aos jardineiros e lenhadores, que preservam a floresta, mas que cortam as árvores… A minha amiga Paineira, centenária e frondosa ainda vive como testemunha e com saudade, talvez de suas companheiras que foram abatidas a motosserra destruindo os ninhos dos inocentes canoros e anulando aquela brisa fresca e gentil.
Os animais correm, o que é a definição deles. O que é um animal? É um ser que corre. Por que corre? Por duas razões: para se alimentar e para capturar sua presa ou, em sentido contrário, para não ser comido e para não ser capturado por um predador. Mas há uma terceira razão, igualmente interessante: os animais correm também para se afastar o máximo possível de seus excrementos.
Já as plantas e as árvores não podem correr. E apesar disso precisam de presas para se alimentar e precisam escapar de seus predadores. Elas inventam perfumes para atrair suas presas e venenos para se defender dos predadores. Ainda assim, os animais precisam parar. Os animais… que somos nós. Nós corremos como animais, mas às vezes temos necessidade de parar. Para dormir, para acariciar nossa fêmea, para que a fêmea dê à luz, para que amamente, para que os filhotes sejam protegidos, para que se alimentem etc. O animal busca um habitat. Por isso, todos os animais têm um abrigo. Para proteção, vamos construir casas, quartos. É interessante: a célula do animal tem membranas maleáveis, para que ele possa correr, enquanto que a célula da árvore tem membranas rígidas…
A árvore é uma ponte, uma ligação entre a terra e o céu, entre a matéria e a luz, entre a escuridão e o sol… Para a proteção a casca. Consequentemente, vamos construir casas que cada vez mais vão se assemelhando às árvores: que vão se elevar na vertical como troncos e que vão se estender na horizontal como andares. Nossos ancestrais moravam nas árvores, eram arborícolas. Um pouco como os humanoides ou primatas. Mas isso continua assim. De certa forma, habitamos nas árvores. Se eu tivesse que dar um conselho a um arquiteto diria a ele para refletir sobre uma árvore. O que é uma árvore? Eu acredito que é uma ponte, uma ligação entre a terra e o céu, entre a matéria e a luz, entre a escuridão e o sol…
Se eu tivesse filmado a minha velha amiga Paineira em câmera rápida veríamos que as raízes avançavam a toda velocidade, que os troncos sobem a toda velocidade, que as árvores crescem bem depressa. Você tem razão ao dizer que, uma vez que entendemos que a árvore é uma ponte extraordinária entre todos os elementos, ela se torna um exemplo. E um símbolo. Na verdade, se quisermos nos lembrar de nossos antepassados, devemos traçar a árvore genealógica. Não só da família, mas de todos os seres vivos. Quando fazemos a classificação dos seres vivos, somos obrigados a desenhar uma árvore, como se a árvore fosse justamente o ser vivo entre os seres vivos. Sou amigo das árvores, pois, plantei milhares delas.