Restinga:– Caros Leitores, É com satisfação que inicio hoje uma nova etapa na minha vida, a parceria com o JFP notícias, com a incumbência de escrever sobre o Terceiro Setor e sua importância para sociedade brasileira.
A expressão “terceiro setor” tem origem no termo inglês third sector, que passou a ter relevância no cenário mundial a partir da década de 1970. Foi utilizada pela primeira vez nos Estados Unidos, com o objetivo de classificar a atuação de instituições voluntárias, criadas organizações particulares, como universidades, hospitais, igrejas, e outros tipos de organizações sociais.
No Brasil, a expressão tornou-se conhecida a partir da década de 1990, quando surgiram os primeiros conjuntos de entidades privadas, sem fins lucrativos, cujo objetivo era atender a determinadas demandas da sociedade, através da captação de recursos junto a empresas particulares e também mediante a realização de parcerias com o Poder Público.
O terceiro setor está intimamente relacionado com a área de serviço social, sendo que, muitas vezes, os assistentes sociais desempenham um papel fundamental na atuação dos elementos do terceiro setor na sociedade. Assim, é possível afirmar que o terceiro setor é responsável pelo desenvolvimento social.
Temos o Primeiro Setor, representado pelos entes da administração pública que realizam os serviços públicos ou atividades típicas de Estado; o Segundo Setor, representado pelo setor privado, que é composto pelas empresas que produzem bens e serviços com fins lucrativos. E por fim as entidades do terceiro setor que são regidas pelo Código Civil de 2002 (Lei nº 10.406/2002), e juridicamente são constituídas, em regra, sob a forma de associações ou fundações, embora sejam genericamente denominadas de ONGs (organizações não governamentais).
Esta foi uma pincelada sobre o tema, que é amplo e muito interessante. Nos próximos artigos vamos procurar tratar um pouco mais sobre as características, a importância e desafios do Terceiro Setor para a sociedade.
Até mais!