Luiz Evandro Ribeiro venceu categoria que reconhece a dedicação dos classificadores na busca pelo grão sustentável e de alta qualidade
Por Redação
Colaborador da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), o Coordenador de Café Atendimento ao Cooperado, Luiz Evandro Ribeiro, foi eleito o Classificador do Ano no 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. A princípio, a premiação aconteceu no dia 21 de março, em São Paulo. A cerimônia, desde já, contou com as presenças do presidente da illycaffè, Andrea Illy e da diretora de Ética da companhia italiana, Anna Illy.
Classificador
De acordo com Luiz Evandro, é gratificante ser um vencedor do prêmio. Além de uma motivação a mais para buscar sempre a melhor qualidade de café espresso. E, com isso, agregar uma valorização maior ao produto dos cooperados da Cooxupé.
“Com a venda deste café para a illy, nosso cooperado tem um preço melhor e se sente orgulhoso e valorizado. Além de concorrer a um prêmio tão importante. Sou muito grato à cooperativa e aos nossos cooperados pela confiança depositada em mim. Sem eles, não seria possível essa conquista”, afirma Luiz Evandro.
Inclusive, ele foi cinco vezes campeão, quatro vezes vice-campeão e cinco vezes o terceiro colocado no Prêmio Ernesto Ily.
Café sustentável
De antemão, o prêmio revela os produtores e as regiões brasileiras que estão em evidência no saboroso universo da illycaffè. Isto é, empresa reconhecida por oferecer o melhor café sustentável ao mundo. Além disso, elege os três melhores classificadores da bebida. Luiz Evandro conquistou o primeiro lugar.
Nesse sentido, o objetivo da premiação é reconhecer o esforço e dedicação dos classificadores na busca constante pelo grão sustentável de qualidade.
De acordo com a illycaffè, a seleção dos vencedores é feita pela Comissão Julgadora do Prêmio. Ou seja, composta por especialistas que analisaram as 760 amostras inscritas das principais regiões produtoras de café arábica do país.
Sobretudo, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso começou em dezembro de 1991. Dessa forma, ajudou a alterar o rumo da produção cafeeira no Brasil através da sustentabilidade. Ademais, iniciativa já entregou mais de R$ 8 milhões em prêmios para mais de 1.500 cafeicultores do país. Devido ao seu sucesso, portanto, a empresa criou o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy.
Cooperados premiados
Em suma, três cooperados da Cooxupé foram premiados nas categorias regionais de produtores de café. Flávio da Costa Figueiredo, de Cabo Verde/MG, conquistou o primeiro lugar em “Sul de Minas”. Já Luis Manuel Ramos Fachada Martins da Silva, de Capelinha/MG, ficou em segundo lugar em “Chapada de Minas”. João de Deus Tranquillini, de Caconde/SP, é o segundo colocado em “São Paulo”. Dos 40 finalistas do prêmio, 14 são cooperados da Cooxupé.
“Muito nos orgulha ver não apenas nossos cooperados, mas também nossos colaboradores sendo premiados por sua excelência no mundo do café. Este prêmio é uma celebração à sustentabilidade na produção cafeeira e sua íntima ligação com a alta qualidade do grão. A illycaffè valoriza o café brasileiro e os produtores do nosso país com essa premiação”, defende o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Extraído do hub do café