Além de ser ótima opção para começar o dia, a bebida tem pontos positivos comprovados pela ciência; confira novidade na área
Por Redação
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para a água. Tão querido em diversos países, pesquisadores sempre estudam o cafezinho. Recentemente, cientistas descobriram um novo benefício do café à saúde. Conforme publicado no site Capitalist.
De antemão, o novo estudo é do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, em Portugal. De acordo com a pesquisa, polifenóis, cafeína e outros antioxidantes encontrados na bebida são aliados na luta contra a doença hepática gordurosa não alcoólica. Antes de mais nada, a patologia é comum em indivíduos com diabetes tipo 2 e sobrepeso.
Entretanto, os estudiosos salientam que devemos ingerir o cafezinho deve ser com moderação. E afirmam que ele atua como um complemento para o tratamento médico necessário para tratar o problema, que acomete o fígado.
Benefício do café
Antes de mais nada, as substâncias presentes no café podem atenuar os danos ocasionados pelos radicais livres. Ou seja, ajudando a prevenir um agravamento da doença.
Os médicos, inclusive, já sabem que essas moléculas causam estresse oxidativo. Que geram inflamações ou danos hepáticos em pessoas acometidas com a patologia.
Assim, esse mecanismo é parecido com o utilizado por folhas verdes, frutos e multivitaminas para proteger o fígado contra o colesterol alto. E demais males que atingem esse importante órgão.
Ademais, o estudo ainda sugere que os polifenóis e outros insumos podem diminuir os riscos de desenvolvimento de fibrose.
Saúde
Mas, afinal, o que tudo isso quer dizer em termos de peso e boa saúde corporal? O chamado dano oxidativo e seus derivados ocorre sempre quando a gordura é depositada no fígado. Tal acúmulo pode, consequentemente, causar inflamações neste local em específico.
Por fim, os compostos do café ajudam a prevenir males desta natureza. No entanto, o consumo é como um complemento para uma terapia devidamente prescrita por um hepatologista. Que é, portanto, a especialidade médica que se dedica a tratar essa área.
Extraído do hub do café