Publicado em 09/01/2022 14:56 e atualizado em 10/01/2022 09:212982 exibições
Confirmando as previsões climáticas, as chuvas intensas no estado de Minas Gerais chegaram até a área cafeeira na Zona da Mata Mineira. Chove há dias na região e produtor já relata deslizamento nas lavouras de café no município de São Sebastião do Anta.
O sinal de alerta para o risco de estragos na produção já havia sido informado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema FAEMG) na última sexta-feira (7), em entrevista ao Notícias Agrícolas.
Leia mais:
As imagens abaixo foram registradas pelo cafeicultor Luiz Carlos Vinha. O tamanho da área atingida, assim como possíveis perdas na produção, ainda estão sendo levantadas. A preocupação é porque a tendência continua sendo de chuva na área nas próximas horas.
“Estragou bastante, uma área de mais ou menos 500 sacas de café acima, isso na minha propriedade, fora a dos outros produtores. Tem área que choveu 160mm, tem área que choveu 140mm, estrago muito grande. O município está todo sem estrada, até para andar a pé está ruim. Meu vizinho também estragou bastante e a maior parte com boas lavouras”, afirma o produtor.
Desde a virada do ano chove expressivamente em boa parte de Minas Gerais. Nos últimos dias as chuvas ganharam ainda mais intensidade com a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), e de acordo com Kleber Souza, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição continua sendo de alerta vermelho para chuvas intensa em Minas Gerais.
“Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, afirma a publicação oficial no site do Inmet, que também é válido em todo estado do Espírito Santo.
Extraído do Notícias Agrícolas