Celebração de Corpus Christi em Monte Santo de Minas

60
0
COMPARTILHAR

Celebração de Corpus Christi em Monte Santo de Minas

Depois de dois anos sem a tradicional celebração de Corpus Christi, Monte Santo de Minas voltou a confeccionar os tapetes e realizar a missa aberta e procissão aos fiéis para comemorar a instituição da eucaristia.

O Corpus Christi é o feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia, é comemorado em quase todas as cidades brasileiras através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis “desenham” cálices, pães, vinhos e outros elementos que lembram o sacramento da comunhão.

Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização. Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas, hoje, os fiéis também usam outros materiais, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores. 

Em Monte Santo de Minas o tapete foi confeccionado pelos movimentos católicos e instituições e setores da sociedade civil. O tapete ocupou desde a praça da Matriz de São Francisco de Paula, por toda a Rua Dr. Pedro Paulino da Costa até a Praça Joaquim Bernardes (Jardim Velho), local do encerramento da procissão.

Veja as fotos:

Fonte: g1 – Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório