O deputado estadual Cassio Soares é o novo presidente do Partido Social Democrático de Minas Gerais (PSD/MG). O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ex-presidente da sigla, durante a abertura do evento “Mineração do Futuro”, realizado pela Associação de Mineradores de Ferro do Brasil, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte.
Segundo o Ministro, o deputado Cassio Soares o substitui na presidência do PSD em Minas Gerais, cargo em que Silveira se licenciou no último dia 13 de abril. “Cássio Soares é meu amigo e está conosco desde a criação do PSD. Cássio é jovem, atuante, político do diálogo e de realizações. Tenho certeza que fará um bom trabalho junto a todo grupo de filiados em nosso Estado”, afirmou o ministro.
A diretoria da sigla no Estado é composta, ainda, pelo ex-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, no cargo de vice-presidente; e pelo deputado federal Diego Andrade como secretário-geral.
O deputado Cássio Soares é referência na Assembleia Legislativa por seu perfil conciliador, pela habilidade de diálogo e articulação. Atualmente, é o líder do Bloco Minas em Frente, sendo o terceiro parlamentar mais votado para essa 20º legislatura (2023/2026), tendo crescimento expressivo nos votos durante as três reeleições disputadas.
“Assumo esse novo desafio para, junto aos demais colegas parlamentares e a todos os filiados do partido em Minas Gerais, fortalecer ainda mais o PSD no estado. Agradeço a confiança do presidente nacional Gilberto Kassab. Nós estamos comprometidos com o futuro da população mineira, com o fortalecimento do nosso estado e com a utilização dos partidos políticos como instrumento dessa transformação”, enfatizou o deputado Cássio Soares.
PSD
Criado em 2011, o PSD é um partido com grande força política. Em Minas Gerais, a sigla é composta por quase 700 vereadores, 80 prefeitos, 64 vice-prefeitos, quatro deputados federais; nove deputados estaduais; um senador (o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco) e um ministro de Estado (de Minas e Energia, Alexandre Silveira).
TRAJETÓRIA
O economista Cássio Soares ocupa pela quarta vez o posto de deputado estadual por Minas Gerais. Nascido em Passos, no Sudoeste do Estado. Atualmente, é líder do Bloco “Minas em Frente”, de apoio ao governo do Estado, composto por 33 parlamentares e nove partidos políticos.
Iniciou na política como presidente do PFL Jovem e assessor parlamentar na Câmara Municipal de Passos. Entre 2007 e 2010, atuou como subsecretário de Estado da Defesa Social, na área de Inovação e Logística, e foi chefe de gabinete da mesma secretaria. Mais tarde, entre 2012 e 2014, Cassio se licenciou do Parlamento para atuar como secretário de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).
Cassio Soares foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2011. Na 19ª Legislatura (2019-2022), atuou como Líder do Bloco independente “Minas São Muitas”, composto por 40 parlamentares. Foi relator da previdência dos servidores do Estado; presidente da CPI da Cemig e membro da CPI de Brumadinho, além de relatar a CPI dos Fura-Filas da Vacinação e de ser membro da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas.
Nas 19ª e 18ª Legislaturas, foi vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, quando relatou o Orçamento do Estado. Durante a 18º Legislatura (2015-2018), atuou como vice-presidente da Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Minas e a União.
Atualmente, é membro efetivo da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e também da Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana. Foi o terceiro deputado mais votado na última eleição, com 132.382 votos.