Por meio do trabalho e de insistentes cobranças do deputado estadual Cássio Soares, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Passos, terá mais dois respiradores para auxiliar nos atendimentos de saúde na unidade, uma vez que a rede de saúde está em completo colapso e necessita de maior suporte. O parlamentar fez o pedido para a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que autorizou a doação dos equipamentos na tarde desta segunda-feira, 29 de março, que poderão ser buscados na próxima quarta-feira.
O deputado já havia anunciado na última sexta-feira a liberação de outros cinco respiradores para a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, também através de doação da FIEMG, para atender à demanda regional. Outros esforços estão concentrados na luta pelo credenciamento dos 10 novos leitos de UTI da Santa Casa de Passos, também liberados nesta segunda-feira, além de medicamentos para a sedação dos pacientes entubados, já que os remédios estão acabando e não há disponíveis no mercado.
“A situação está caótica. Não dá para ver pessoas morrendo por falta de atendimento e estamos empenhados em buscar solução para que o nosso povo seja cuidado como se deve”, afirmou o deputado.
Os equipamentos foram comprados pela FIEMG, através de um convênio firmado com a empresa mineira INSPIRAR. Trata-se de ventiladores pulmonares para CTI, produzidos especialmente para tratamento a pacientes acometidos pela COVID-19, a fim de oferecer o mínimo de suporte preciso para os atendimentos em casos de comprometimento dos pulmões.