Cadastro de treinadores de futebol está pronto para Plenário

22
0
COMPARTILHAR

Projeto sobre o tema recebeu parecer favorável nesta quinta (19). Programa de Incentivo ao montanhismo também avança.

Projetos foram apreciados nesta quinta (19) – Foto: Ricardo Barbosa

Na reunião desta quinta-feira (19/5/22), a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou pareceres favoráveis a duas matérias que visam incentivar modalidades esportivas, neste caso o futebol e o montanhismo. Ambas tramitam em 1º turno e já estão prontas para serem apreciadas em Plenário.

O Projeto de Lei (PL) 3.373/21 busca instituir o Cadastro estadual de Treinadores e de Escolinhas de Futebol (Cetef). De acordo com a justificativa do autor, deputado Fábio Avelar de Oliveira (Avante), o objetivo é “criar um instrumento de controle por meio do qual as entidades desportivas e demais interessados possam ter acesso ao perfil das escolinhas, e treinadores de futebol sejam devidamente qualificados”.

O relator, deputado Zé Guilherme (PP), opinou pela aprovação da matéria na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O novo texto busca corrigir questões de competência, já que alguns dos artigos da proposição original tratavam de temas privativos da União. 

No novo formato, o PL estabelece as diretrizes do cadastro, que incluem o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelas escolinhas de futebol; o incentivo à formação e qualificação dos treinadores de futebol; e a disponibilização ao público de informações relativas à formação e atuação profissional dos treinadores de futebol.

Programa de Incentivo ao Montanhismo avança

Na mesma reunião, foi aprovado parecer favorável ao PL 1.465/20, do deputado Noraldino Júnior (PSC), que cria o Programa Estadual de Incentivo ao Montanhismo. O relator, deputado Fábio Avelar de Oliveira, opinou pela aprovação da matéria na forma do substitutivo nº 2, apresentado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a emenda nº 1, que apresentou.

Em sua justificativa, o autor da proposição ressalta a importância das montanhas para Minas Gerais, tanto para a cultura como para o esporte e o lazer. Destaca a adequação da geografia do Estado para a prática do montanhismo, bem como os benefícios econômicos que dele podem advir, notadamente para o turismo. Sustenta, por fim, que as atividades de montanha estão atreladas ao turismo de aventura no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Entretanto, segundo o deputado, é necessária a normatização específica do tema, além de um programa próprio, inclusive para fins de preservação dos ambientes de montanhas. O substitutivo nº 2 buscou destacar o viés turístico da atividade, além de adotar para o termo montanhismo o conceito usado para turismo de aventura. A emenda apresentada substitui a expressão “entidade nacional de administração do desporto competente” pela expressão “entidades de administração do desporto competentes”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório