O consumo brasileiro de café, excluindo as bebidas prontas para beber (conhecidas como RTD ou ready to go, em inglês) cresceu entre 3% e 3,5% em 2018, atingindo 22,9 milhões de sacas de 48 quilos (já descontadas as perdas após a torrefação e moagem) ou 1,1 milhão de toneladas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (27/11) pela analista sênior de bebidas da Euromonitor International, Angelica Salado.
O número representa aproximadamente 16% do consumo global de café, tomando por base a mesma metodologia, que foi de 7,3 milhões de toneladas no ano passado. “O Brasil já é o maior consumidor global de café quando excluímos o consumo de bebidas ready to go (vendidas em latinhas), que são contabilizadas em volume e não em peso. O consumo de café no país supera tudo o que é consumido nos Estados Unidos e no Canadá juntos”, disse Angelica em apresentação no 26º Encontro Nacional das Indústrias de Café (26º Encafé), em Punta del Este, no Uruguai. O Encafé é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e ocorre até esta quinta-feira (29/11).
Segundo a analista sênior da empresa de consultoria de mercado, quando se considera o consumo nacional excluídas as bebidas prontas para vender o país vem se consolidando no primeiro lugar desde 2014. O brasileiro consome em média 839 xícaras de café por ano (de 40 ml) – considerando todas as categorias de café, exceto as prontas para beber -, mais do que 5 vezes a média mundial, segundo dados apresentados por Angelica.
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Fonte: Globo Rural