Se confirmado, valor superará em 15% o volume de negócios efetivado com a presença na SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition em 2022
Por Redação
A participação brasileira no maior evento de cafés especiais da Ásia pode render US$ 59,4 milhões ao Brasil em negócios com o produto. Antes de mais nada, é a feira SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2023. De antemão, realizada pela Specialty Coffee Association of Japan (SCAJ), em Tóquio, de 27 a 30 de setembro.
Se confirmado, pois, o valor superará em aproximadamente 15% os US$ 51,8 milhões efetivados com a presença no evento em 2022.
Cafés especiais da Ásia
Desde já, os empresários brasileiros participaram do evento, que celebrou sua 20ª edição este ano, através do “Brazil. The Coffee Nation”. Ou seja, um projeto setorial desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Na feira, portanto, a delegação nacional realizou sete sessões de cupping no estande da BSCA. E outras duas degustações apresentando os cafés do “Taste of the Harvest” para o público geral.
Acima de tudo, o espaço contou com bancadas de participantes do projeto setorial. Além de um brew bar, onde a equipe parceira da SCAJ ofereceu cafés espressos e filtrados de oito regiões produtoras brasileiras. Que possuem Indicação Geográfica.
Contatos comerciais
De acordo com Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, as ações possibilitaram contatos comerciais com 155 empresários da região. Sendo, assim, 43 foram novos contaos.
“Esse networking é extremamente relevante porque o Japão e os países asiáticos são parceiros leais, que fecham negócios de longa data. O que permite que o Brasil consolide ainda mais seus cafés especiais nesses mercados tradicionais. E possa ampliar sua participação em outros novos, entregando sustentabilidade e qualidade por meio de produtos totalmente rastreados”, destaca.
Mercado de cafés especiais
Outro ponto que chamou a atenção, conforme Estrela, é o crescimento do interesse dos jovens japoneses no mercado de cafés especiais.
“O número de visitantes jovens impressiona em um mercado tão tradicional como o Japão. Ou seja, o que abre novas oportunidades de negócios e vem fomentando o crescimento de microtorrefações no país após a pandemia”, completa.
Nesse sentido, os empresários brasileiros concretizaram, nas sessões de degustação e rodadas comerciais do “Taste of the Harvest”, US$ 10,3 em negócios presenciais.
Por fim, alinharam a possibilidade de comercialização de mais US$ 49,1 milhões ao longo dos próximos 12 meses, até a próxima edição do evento. O que gera, dessa forma, a estimativa de US$ 59,4 milhões no total.
Extraído do hub do café