Dados divulgados por órgãos como DER e Defesa Civil, entre outros, revelam queda de 65% em danos nas rodovias causados pelas chuvas
Trafegar
pelas estradas de Minas Gerais com segurança e atualizado sobre as informações,
em tempo real, das condições das rodovias por onde passa. Esta é a proposta da
campanha “Ir e Vir Seguro”, cujo balanço foi apresentado na segunda-feira
(20/5).
Integram a ação: Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais
(DER-MG); Sindicato de Empresas de Transportes de Cargas e
Logística de Minas Gerais (Setcemg); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícia
Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv-MG);
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Agência Nacional
de Transportes Terrestres (ANTT) e Defesa
Civil.
A apresentação dos dados referentes ao período
chuvoso, de 29/11/2023 a 30/4/2024, foi realizada na sede do sindicato.
A campanha – que teve início em 2021 em função
dos estragos causados pelas chuvas no estado -, conta com blitze educativas,
mapa e aplicativo (iOS e Android) interativos que permitem que os motoristas
visualizem as interdições, rotas alternativas e as reais condições das
estradas.
Tempo real
A gerente de Controle de Infrações do DER-MG,
Maria Tereza Monteiro Bastieri, foto, que representou o diretor-geral, Rodrigo
Tavares, reconheceu a importância da união dos parceiros da força-tarefa em
prol da redução dos eventos nas rodovias.
“Levantamento feito no período chuvoso em 2022,
2023 e 2024 verificou que os danos foram reduzidos em 65%. Já os pontos de
interdição, de médio a longo prazo, reduziram de 20 para sete”.
“O aplicativo, que disponibiliza as informações
de forma ágil, trouxe várias economias de tempo, evitando que caminhões
chegassem aos pontos de interrupção nas estradas. Ele está se tornando uma
ferramenta proativa e não mais reativa, como foi inicialmente”, ressaltou o
presidente do Setcemg, Antonio Luis da Silva Junior.
Estatística
Para o coronel Fábio Almeida da PMRv-MG, o
aplicativo “Ir e Vir Seguro” tem apresentado resultados “impressionantes”.
“Para terem uma ideia, de 2021 para 2022, chegamos a ter 242 pontos de
bloqueios nas rodovias de Minas Gerais, a maior malha viária do Brasil. E no
auge das chuvas, do ano passado para este ano, eles chegaram a 72. Então, a
estratégia de criação do aplicativo, com informações repassadas pela própria
população, deu muito certo”.
Na ocasião, o coronel divulgou levantamento
referente à campanha durante o período. Um dos principais pontos foi a redução,
em relação à fase anterior da campanha, de 8,5% do número de acidentes de
trânsito com vítima, que somaram 3.467. Já em termos de vítimas fatais nas
rodovias, houve uma queda de 3%, totalizando 374.
O “Ir e Vir Seguro” também tem contribuído para
coibir a criminalidade. De acordo com o coronel, em decorrência da operação,
houve a apreensão de 330 armas irregulares junto aos condutores.
“Ou seja, quantos homicídios, roubos e crimes
violentos podem ter sido evitados? Além das questões de trânsito, também
trabalhamos as relacionadas à redução da penalidade”.
Ele acrescentou que foram feitas 371 prisões por
tráfico de drogas, aplicação de infrações a 13.646 motoristas em situação de
embriaguez, o que representa alta de 55%. Já as prisões por crime de trânsito
somaram 2.506.
O número de veículos roubados recuperados
alcançou 876 (+5%) e o de veículos removidos 27.150. Também foram realizadas
1.438 (+2%) operações de Lei Seca.
Outros resultados
Na visão do superintendente executivo substituto
da Polícia Rodoviária Federal (PRF-MG), Aristides Júnior, a campanha “Ir e Vir
Seguro” tem sido fundamental.
“O projeto passou a ser interativo e o usuário
passou a ter a oportunidade de trazer informações que contribuem para minimizar
problemas com chuvas, como ocorreram em 2021 e 2022 quando motoristas ficaram
presos em rodovias sem poder retornar”.
Segundo a subsecretária de Proteção e Defesa
Civil de Contagem, Ângela Gomes, o aplicativo favorece a segurança ambiental em
casos de desastre e prevenção de desastres a medida em que ele vai conseguindo
atualizar a situação das vias alagadas, com riscos de deslizamento.
“Além disso, ele vai ter um papel no futuro de
educar em termos de alfabetização de riscos”.
O coordenador regional de Fiscalização da
Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),
Marcelo Alcides dos Santos, disse que o aplicativo é muito importante e que,
esperam contribuir com informações, haja vista que farão parte da força tarefa
a partir de agora. “Vamos poder contribuir com dados para que, no próximo
período chuvoso, haja melhora dos números, mais ainda, em termos de interdições
e acidentes”.
O superintendente regional do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antônio Gabriel Oliveira dos
Santos, reafirmou a posição do órgão que, segundo ele, tem como uma das
principais missões garantir a segurança rodoviária e que o aplicativo é de
grande importância.
“De 2023 para 2024, tivemos uma evolução com
essa ferramenta. E a gente espera que, com a melhoria das rodovias, essa
evolução seja maior ainda, ou seja, diminuir acidentes e que as pessoas possam
chegar, em menor tempo, de um ponto para outro, em Minas Gerais e outros
estados”, finalizou.
Crédito: Mário Chrispim / DER-MG