Análise da associação aponta mudanças significativas nas preferências e comportamento do cliente na hora das compras
Por Redação
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) divulgou, no dia 14 de maio, os resultados do estudo “Comportamento do Consumidor”. Primeiramente, a pesquisa revela o hábito de consumo nos supermercados. A apresentação compôs a programação da Apas Show 2024. De antemão, o maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas, e a maior feira supermercadista do mundo. Neste ano, o evento ocorreu de 13 a 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Conforme publicaram no Portal SuperHiper.
“O estudo foi realizado por meio de metodologia quantitativa. E com uma amostra representativa de 1.047 pessoas em todo o Brasil. Assim, é um conteúdo que destaca mudanças significativas nas preferências e hábitos de compra dos consumidores. Com idades variando entre 18 e acima de 55 anos, a pesquisa abrangeu diversas faixas etárias e classes sociais”, explica Carlos Corrêa. Ele é diretor geral da Apas.
Consumo nos supermercados
A princípio, um dos pontos altos da pesquisa destaca uma crescente preocupação do consumidor com hábitos alimentares saudáveis. Isso com 57% dos entrevistados procurando manter uma boa alimentação em suas refeições. Portanto, um crescimento de 4% em comparação com 2023.
“Percebemos que os produtos saudáveis cresceram de forma acelerada em todas as cestas com os perecíveis em alta. E bebidas com o maior crescimento”, destaca Felipe Queiroz, economista da Apas.
Uma análise das vendas de alimentos saudáveis, aliás, mostrou um crescimento significativo em categorias como frutas (44%), legumes (18%). E, ainda, verduras (26%), água de coco (26%), entre outros.
“À medida que o setor de supermercados se adapta às novas realidades do mercado, o estudo destaca a importância de compreender e antecipar as mudanças nas preferências e comportamentos do consumidor. Desde já, questões como a valorização da experiência na loja física, a diversificação das escolhas de produtos e o aumento do interesse em alimentos saudáveis apresentam desafios e oportunidades para os varejistas”, aponta Queiroz.
Comportamento on-line
Inclusive, o estudo examinou o crescente interesse dos consumidores nas compras on-line de supermercado. Do total de entrevistados, 66% relataram que efetuam compras no ambiente digital. Entretanto, a pesquisa mostrou que há mudanças nas motivações dos clientes.
Nesse sentido, a conveniência e a facilidade de encontrar preços competitivos emergiram como principais motivadores nesse segmento. Refletindo, dessa forma, uma mudança na mentalidade do consumidor em relação à conveniência e eficiência.
Compra para o domicílio
Já em relação aos tipos de compras para o domicílio, os dados mostram uma preferência contínua por compras mensais. Isto é, com 81% dos entrevistados relatando essa prática em 2024.
No entanto, houve uma leve queda nas compras de reposição (70% em 2024, contra 73% em 2023). E de emergência (36% em 2024, contra 38% em 2023) em comparação com o ano anterior.
Tendência
Ademais, a pesquisa destacou a crescente tendência do brasileiro em visitar múltiplos estabelecimentos para as compras de supermercado. Sobretudo, cerca de 7 em cada 10 consumidores afirmaram frequentar mais de uma loja. Isso com diferentes formatos como atacarejo e vizinhança ganhando popularidade.
Essa tendência é especialmente pronunciada entre os consumidores da Classe A. Onde 83% relataram explorar diferentes opções de estabelecimentos.
Quando questionados: “O que faz você concentrar suas compras em uma única loja?”, 34% dos entrevistados apontaram o “preço baixo” como fator principal. Em seguida, aparecem as respostas “praticidade/comodidade (conveniência)”, com 18%; “tem tudo que necessita (conveniência)”, com 15%.
Em seguida, “localização (conveniência)”, com 14%; “promoções e ofertas” (10%); “confiança na loja” (10%); “variedade de produtos” (7%). Além de “otimização de tempo (conveniência)”, com 7%; “agilidade no atendimento e entrega (6%). E, por fim, “qualidade dos produtos” (5%); “bom atendimento” (4%); e melhor custo-benefício (3%).
“Ou seja, aspectos associados à conveniência representam mais de 50% das menções. Isso é um dado muito importante para que as empresas fidelizem seus clientes”, complementa Corrêa.
Gastos por classe social
Em continuação, uma análise detalhada por classe social revelou insights sobre os gastos médios em compras de supermercado.
Entre 2023 e 2024, por exemplo, o consumo médio nos supermercados diminui ligeiramente entre todas as classes sociais.
Sendo assim, Classe A (R$ 2.741,87 em 2024, contra R$ 2.909,62 em 2023). Depois, a Classe B (R$ 1.097,08 em 2024, contra R$ 1.192,12 em 2023). E, ainda, Classe C (R$ 686,44 em 2024, contra R$ 767,26 em 2023).
Dados do setor
Com um faturamento que representa 30% do total nacional e uma participação de 9,3% no PIB do estado, pois, São Paulo continua a se consolidar como o principal representante do setor supermercadista do país. Além disso, o faturamento do setor supermercadista paulista atingiu R$ 300 bilhões em 2023, mostrando um crescimento constante nos últimos anos.
Em 2023, por outro lado, o setor supermercadista experimentou um ano de crescimento. Impulsionado pela presença predominante de pequenos estabelecimentos, que representam 61% do total. Com mais de 23 mil lojas espalhadas pelo estado, a maioria delas de micro e pequeno porte, o setor continua a desempenhar um papel vital na economia paulista.
Em síntese, o estudo mostra que o setor é um importante gerador de empregos, com mais de 669 mil pessoas empregadas diretamente em 2023.
Ademais, o perfil diversificado da força de trabalho reflete a inclusão de pessoas de todas as idades, gêneros e habilidades. Ou seja, com 27,9% dos colaboradores com idade até 24 anos. E, por fim, uma significativa participação de pessoas com deficiência (PCD), representando diversas categorias.
Extraído do hub do café