Iluminação do Palácio da Inconfidência a partir desta segunda-feira (8) faz parte do programa Laços da Consciência
O Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ficará iluminado de azul desta segunda-feira (8/11/21) até o domingo (14). O Novembro Azul é uma homenagem ao Dia Mundial da Pneumonia, celebrado no próximo dia 12. O Parlamento mineiro recebeu da Associação Crônicos do Dia a Dia pedido para aderir à campanha.
A participação da ALMG faz parte do programa Laços da Consciência, que reúne ações de sensibilização sobre temas afetos ao bem-estar social e à saúde dos mineiros. O programa associa causas a meses e cores, que são utilizadas para iluminar a sede do Parlamento.
A conscientização sobre a necessidade de prevenção e de busca de tratamentos para a pneumonia tornou-se especialmente importante durante a pandemia de Covid-19, já que ambas as doenças atingem, em especial, o sistema respiratório.
A infecção respiratória aguda causada pela pneumonia pode ser fatal, em especial em crianças de até 5 anos e em idosos com mais de 70 anos. Em 2020, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicou relatório segundo o qual a pneumonia mata mais de 800 mil crianças todos os anos. O número é maior do que o de óbitos causados por doenças como malária, sarampo e diarreia juntos.
Calcula-se, ainda, que anualmente cerca de 4,2 milhões de crianças, em 124 países de baixa e média rendas, ficam com a oxigenação extremamente baixa por causa da doença. Segundo a Unicef, mesmo antes do início da pandemia, muitos desses países já enfrentavam uma enorme falta de sistemas e suprimentos de oxigênio. O problema se agravou com o surgimento da Covid-19, já que os infectados pelo novo coronavírus muitas vezes também precisam de tratamentos contra a baixa oxigenação.
Tudo isso faz com que a pneumonia seja considerada a infecção que mais mata no mundo. Para preveni-la, é necessário manter o sistema imunológico saudável, com boa alimentação, exercício físico regular e hábitos de higiene. Além disso, é importante tratar as doenças concomitantes, vacinar-se anualmente contra a gripe e imunizar-se também contra o pneumococo, que causa a pneumonia, quando houver indicação médica.
Data – A gravidade da doença fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) propor o Dia Mundial da Pneumonia para aumentar a conscientização sobre a doença.